Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40596

Compartilhe esta página

Título: A Copipe e a luta pela efetivação da educação escolar indígena específica e diferenciada em Pernambuco
Autor(es): MENEZES, Maria de Fátima
Palavras-chave: Professores – Participação no planejamento curricular; Indígenas - Educação; Antropologia educacional - Pernambuco; Professores indígenas – Pernambuco; Identidade social - Pernambuco; Estado e Educação - Pernambuco
Data do documento: 2-Dez-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MENEZES, Maria de Fátima. A Copipe e a luta pela efetivação da educação escolar indígena específica e diferenciada em Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: O presente trabalho busca compreender a atuação da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (Copipe) para a efetivação de uma educação escolar indígena no estado, comprometida com a autonomia dos povos indígenas e com os novos paradigmas da educação escolar indígena no Brasil. A pesquisa parte do princípio que a historiografia sobre esses povos, durante muito tempo, apresentou-os como vítimas ou heróis de um mundo imaginário, no qual estão sempre no pretérito da história. Faz-se, portanto, um desafio na contemporaneidade falar de um modo outro sobre os povos indígenas, repensando seu lugar na história, desde o período colonial até os dias atuais. Ressaltamos, deste modo, a presença dos/as próprios/as indígenas na (re)construção de suas identidades, bem como sua agência na efetivação de uma educação escolar específica e diferenciada. Essa luta tem se fortalecido com a crescente presença dos/as indígenas em cursos de formação superior, espaços nos quais vêm realizando suas próprias pesquisas, escrevendo suas histórias, lendo e analisando o que vêm sendo produzido sobre eles/as. A Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (Copipe) surge durante o Primeiro Encontro de Professores/as Indígenas do Estado, nesse contexto de mobilizações por uma educação escolar indígena específica e diferenciada, com a finalidade de reunir os diferentes povos indígenas em Pernambuco, fortalecendo, desse modo, sua representação nos debates sobre educação com as diferentes instâncias do poder público.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40596
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria de Fátima Menezes.pdf2,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons