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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSALLES, Sandro Guimarães-
dc.contributor.authorMENEZES, Maria de Fátima-
dc.date.accessioned2021-07-21T22:08:12Z-
dc.date.available2021-07-21T22:08:12Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.citationMENEZES, Maria de Fátima. A Copipe e a luta pela efetivação da educação escolar indígena específica e diferenciada em Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40596-
dc.description.abstractO presente trabalho busca compreender a atuação da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (Copipe) para a efetivação de uma educação escolar indígena no estado, comprometida com a autonomia dos povos indígenas e com os novos paradigmas da educação escolar indígena no Brasil. A pesquisa parte do princípio que a historiografia sobre esses povos, durante muito tempo, apresentou-os como vítimas ou heróis de um mundo imaginário, no qual estão sempre no pretérito da história. Faz-se, portanto, um desafio na contemporaneidade falar de um modo outro sobre os povos indígenas, repensando seu lugar na história, desde o período colonial até os dias atuais. Ressaltamos, deste modo, a presença dos/as próprios/as indígenas na (re)construção de suas identidades, bem como sua agência na efetivação de uma educação escolar específica e diferenciada. Essa luta tem se fortalecido com a crescente presença dos/as indígenas em cursos de formação superior, espaços nos quais vêm realizando suas próprias pesquisas, escrevendo suas histórias, lendo e analisando o que vêm sendo produzido sobre eles/as. A Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (Copipe) surge durante o Primeiro Encontro de Professores/as Indígenas do Estado, nesse contexto de mobilizações por uma educação escolar indígena específica e diferenciada, com a finalidade de reunir os diferentes povos indígenas em Pernambuco, fortalecendo, desse modo, sua representação nos debates sobre educação com as diferentes instâncias do poder público.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores – Participação no planejamento curricularpt_BR
dc.subjectIndígenas - Educaçãopt_BR
dc.subjectAntropologia educacional - Pernambucopt_BR
dc.subjectProfessores indígenas – Pernambucopt_BR
dc.subjectIdentidade social - Pernambucopt_BR
dc.subjectEstado e Educação - Pernambucopt_BR
dc.titleA Copipe e a luta pela efetivação da educação escolar indígena específica e diferenciada em Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1963076831779313pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4191320222049403pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThe present work seeks to understand the work of the Commission for Indigenous Teachers of Pernambuco (Copipe) to effectuation an indigenous school education in the state, compromised to the autonomy of indigenous peoples and to the new paradigms of indigenous school education in Brazil. The research assumes that the historiography about these peoples, for a long time, presented them as victims or heroes of an imaginary world, in which they are always in the past of history. It is, therefore, a challenge in contemporary times to speak in a different way about indigenous peoples, rethinking their place in history, from the colonial period to the present day. We emphasize, in this way, the presence of the indigenous themselves in the (re) construction of their identities, as well as their agency in the effectuation of a specific and differentiated school education. This struggle has been strengthened with the growing presence of indigenous people in higher education courses, spaces in which they have been carrying out their own research, writing their stories, reading and analyzing what has been produced about them. The present work seeks to understand Copipe, which appears during the First Meeting of Teachers / Indigenous of the State, in this context of mobilizations for a specific and differentiated indigenous school education, with the purpose of bringing together the different indigenous peoples in Pernambuco, strengthening, Thus, its representation in the debates on education with the different instances of public power.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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