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Título : A Copipe e a luta pela efetivação da educação escolar indígena específica e diferenciada em Pernambuco
Autor : MENEZES, Maria de Fátima
Palabras clave : Professores – Participação no planejamento curricular; Indígenas - Educação; Antropologia educacional - Pernambuco; Professores indígenas – Pernambuco; Identidade social - Pernambuco; Estado e Educação - Pernambuco
Fecha de publicación : 2-dic-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MENEZES, Maria de Fátima. A Copipe e a luta pela efetivação da educação escolar indígena específica e diferenciada em Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Resumen : O presente trabalho busca compreender a atuação da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (Copipe) para a efetivação de uma educação escolar indígena no estado, comprometida com a autonomia dos povos indígenas e com os novos paradigmas da educação escolar indígena no Brasil. A pesquisa parte do princípio que a historiografia sobre esses povos, durante muito tempo, apresentou-os como vítimas ou heróis de um mundo imaginário, no qual estão sempre no pretérito da história. Faz-se, portanto, um desafio na contemporaneidade falar de um modo outro sobre os povos indígenas, repensando seu lugar na história, desde o período colonial até os dias atuais. Ressaltamos, deste modo, a presença dos/as próprios/as indígenas na (re)construção de suas identidades, bem como sua agência na efetivação de uma educação escolar específica e diferenciada. Essa luta tem se fortalecido com a crescente presença dos/as indígenas em cursos de formação superior, espaços nos quais vêm realizando suas próprias pesquisas, escrevendo suas histórias, lendo e analisando o que vêm sendo produzido sobre eles/as. A Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (Copipe) surge durante o Primeiro Encontro de Professores/as Indígenas do Estado, nesse contexto de mobilizações por uma educação escolar indígena específica e diferenciada, com a finalidade de reunir os diferentes povos indígenas em Pernambuco, fortalecendo, desse modo, sua representação nos debates sobre educação com as diferentes instâncias do poder público.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40596
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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