Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40410

Compartilhe esta página

Título: Análise dos contextos abordados nas questões de estatística e probabilidade nas avaliações do ENEM a partir da educação matemática crítica.
Autor(es): MELO, Danilo Pontual de
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil); Probabilidades; Estatística
Data do documento: 23-Jul-2015
Citação: MELO, Danilo Pontual de. Análise dos contextos abordados nas questões de estatística e probabilidade nas avaliações do ENEM a partir da educação matemática crítica. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: Discutimos o ensino contextualizado da matemática através das questões do ENEM, a partir da Educação Matemática Crítica de Skovsmose. A seleção das avaliações se deteve nos anos de 2009 até o ano 2014, na qual focalizamos questões da área de Estatística e Probabilidade. Para análise, selecionamos as seguintes categorias: Conhecimentos de Estatística e Probabilidade, Competências e Habilidades presentes na Matriz de Referência do ENEM, buscamos identificar também os diferentes tipos de referencia de contexto defendidos por Skovsmose. Temos como objetivo central uma análise dos contextos presentes nas questões de Estatística e Probabilidade do ENEM, com base nos três tipos diferentes de referências defendidos por Ole Skovsmose. Apresentamos o modo como se deu a implementação do exame, bem como ele está organizado. Discutimos a Educação Estatística numa perspectiva de formação para cidadania. Além de como o ensino de Estatística e Probabilidade foi incorporado à Educação Básica com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1997. Encontramos ainda, estudos que mostram a importância de se trabalhar a Estatística numa perspectiva critica, fazendo assim uma ligação imediata com as ideias da Educação Matemática Crítica. Após a realização de nossa análise, podemos afirmar que as competências estão bem divididas dentro da estruturação do exame, enquanto que algumas habilidades se mostram mais presentes que as outras no decorrer dos anos de aplicação do exame que foram analisados. Os conhecimentos do grupo de Estatística e Probabilidade apresentam certa variação durante esses anos. Ponto principal de nossa pesquisa, a abordagem dos contextos trabalhados nas questões do ENEM, nos mostra que ainda estão situados no paradigma do exercício, ora situados numa semi-realidade, ora situados na realidade. A presente pesquisa contribui para um aprofundamento inicial na área do ensino da Matemática, assim como no campo do ensino de Estatística e Probabilidade, mesmo que tenhamos um longo caminho a ser percorrido dentro dessa vasta área do ensino. Concluímos com o desejo de continuarmos pesquisando e discutindo assuntos pertinentes a nós enquanto profissionais da educação. Como possíveis desdobramentos de nossa pesquisa, podemos pensar como os professores podem utilizar as questões do ENEM como metodologia para o ensino das diversas áreas da Matemática, bem como diversas ideias que podem estar relacionadas com o exame enquanto campo de pesquisa e não somente como forma de seleção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40410
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELO, Danilo Pontual de.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons