Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40410

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorMELO, Danilo Pontual de-
dc.date.accessioned2021-07-02T23:52:25Z-
dc.date.available2021-07-02T23:52:25Z-
dc.date.issued2015-07-23-
dc.date.submitted2021-07-02-
dc.identifier.citationMELO, Danilo Pontual de. Análise dos contextos abordados nas questões de estatística e probabilidade nas avaliações do ENEM a partir da educação matemática crítica. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40410-
dc.description.abstractDiscutimos o ensino contextualizado da matemática através das questões do ENEM, a partir da Educação Matemática Crítica de Skovsmose. A seleção das avaliações se deteve nos anos de 2009 até o ano 2014, na qual focalizamos questões da área de Estatística e Probabilidade. Para análise, selecionamos as seguintes categorias: Conhecimentos de Estatística e Probabilidade, Competências e Habilidades presentes na Matriz de Referência do ENEM, buscamos identificar também os diferentes tipos de referencia de contexto defendidos por Skovsmose. Temos como objetivo central uma análise dos contextos presentes nas questões de Estatística e Probabilidade do ENEM, com base nos três tipos diferentes de referências defendidos por Ole Skovsmose. Apresentamos o modo como se deu a implementação do exame, bem como ele está organizado. Discutimos a Educação Estatística numa perspectiva de formação para cidadania. Além de como o ensino de Estatística e Probabilidade foi incorporado à Educação Básica com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1997. Encontramos ainda, estudos que mostram a importância de se trabalhar a Estatística numa perspectiva critica, fazendo assim uma ligação imediata com as ideias da Educação Matemática Crítica. Após a realização de nossa análise, podemos afirmar que as competências estão bem divididas dentro da estruturação do exame, enquanto que algumas habilidades se mostram mais presentes que as outras no decorrer dos anos de aplicação do exame que foram analisados. Os conhecimentos do grupo de Estatística e Probabilidade apresentam certa variação durante esses anos. Ponto principal de nossa pesquisa, a abordagem dos contextos trabalhados nas questões do ENEM, nos mostra que ainda estão situados no paradigma do exercício, ora situados numa semi-realidade, ora situados na realidade. A presente pesquisa contribui para um aprofundamento inicial na área do ensino da Matemática, assim como no campo do ensino de Estatística e Probabilidade, mesmo que tenhamos um longo caminho a ser percorrido dentro dessa vasta área do ensino. Concluímos com o desejo de continuarmos pesquisando e discutindo assuntos pertinentes a nós enquanto profissionais da educação. Como possíveis desdobramentos de nossa pesquisa, podemos pensar como os professores podem utilizar as questões do ENEM como metodologia para o ensino das diversas áreas da Matemática, bem como diversas ideias que podem estar relacionadas com o exame enquanto campo de pesquisa e não somente como forma de seleção.pt_BR
dc.format.extent74p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)pt_BR
dc.subjectProbabilidadespt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.titleAnálise dos contextos abordados nas questões de estatística e probabilidade nas avaliações do ENEM a partir da educação matemática crítica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4366045P3&tokenCaptchar=03AGdBq24Tb4NzqU5PsJTkmiwqfowtXy3sTJU0_gvCwiGIseiMwJ3yfh6paWVUwfvKYFuLOdYJC46xi9ZhJ1GzZxUeTqUIZG-jGB663Jib9HfFrcI9n1T15P2xlKNuL6kCHIspM27EBiIb64qI_YQ-QPUoj-lMQ4mb0rTE8npBg_K_HU8cvqtu7nBgqXV_JF8pU1VEPaN3Z8rkWMFmJraxAYL-LFse1Jei8zg3opHsD1A74ov_jCugsQCQzEiXIix9M3KIjbe3XIarRuAGSV0VFEpVfTz_5gFkIcjY6GLssnmZgEeOO0GyLg70Vg8WkGRV8-jPfPW_slNMxsHkKVmYshbECX4aRrjqsfCKa_C6LkNoGJsfudbagzTIWb9lTzF2ODfpmWqGvn8kOrEy4QGh1kt4ITqgWJhCbSDU-4je6-PFpb_VCqfsocZdpK3wGPaxYNRVHP9FRCnHTrH601yBju87sy37R-cHaQpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253258Y9&tokenCaptchar=03AGdBq26dWZbglfOym_yaPXxBd2WNPHJ-yQvUL5m5yzj5fKtKWNCkW5uAt3q2Q4AJQE3vheXwNnkmJ13eGR8QYwKLV-77eGkyPsDB-6yVDRX3HL0JBPqYz4wp2C9ZKRWptinoaduRPAMKKo-6ebbq6H6HqTwc5AXV3D7K9eeC8xnkFKpKUOvB2HLaULRVD2fr6Go99V3ClAj0iZ7BtlclWBls8vnY5QCndX9bJSLrIB0okNPnmv-vK3DM8PksInwv0x_-GFQ1xFQY5RNkwjFAeBY0lz45WjPRopyMQ3sL5qdCie5zGpTXaZqLCo_bYQ_TgPOo5nh-zAEYzQbAs-x1BF1Pg8V0z8ETKD_lGeGiDjQjbS3Y_xg1_9PCwiHEZEx9zxgyrefjOQqk1EZS2gW1Yc7WtlXNBOqWc-DLqsuDO2uNQkrMcmyh0-rmBVxFmt9qThbpeodRGuwjcAh7YUVe2B3mrA0jSvIxeQpt_BR
dc.description.abstractxWe discussed the teaching of mathematics contextualized through ENEM issues, starting from the critical Mathematics Education of Skovsmose. The selection of evaluations is focused in issues between of the years 2009 and 2014 in area Statistics and Probability. For analysis, we selected the following categories: Knowledge of Statistics and Probability, Skills and Abilities present in ENEM Matriz Reference , we seek also to identify the different types of context reference defended by Skovsmose. We have as main objective an analysis of the present contexts on issues of Statistics and Probability ENEM, based on three different types of references defended by Ole Skovsmose. We present how has the implementation of the survey and how it is organized. We discussed the Educational Statistics a training perspective to citizenship. As well as how the teaching of Statistics and Probability was incorporated into the Basic Education with the publication of the National Curriculum Parameters in 1997. We also found studies that show the importance of working to Statistics a critical perspective, thus making an immediate connection with the ideas Critical Mathematics Education. After conducting our analysis, we can say that the skills are well divided into the structure of the exam, while some abilities are more present than others over the years of the survey application that were analyzed. The Knowledge of Statistics and Probability group show some variation over the years. Main point of our research, the approach of contexts worked in ENEM issues, it shows that even though are situated in the exercise paradigm, sometimes situated in a semi-reality, sometimes situated in reality. This research contributes to an initial deepening in the teaching of mathematics, as well as in the field of teaching of Statistics and Probability, even if we have a long way to go in this vast area of education. We conclude with the desire to continue researching and discussing issues relevant to us as education professionals. As possible developments of our research, we can think how teachers can use the ENEM issues as methodology for teaching the various areas of mathematics, as well as a number of ideas that may be related to the examination as search field and not only as a way to selection.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELO, Danilo Pontual de.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons