Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40244

Comparte esta pagina

Título : Formação continuada de professores em exercício: uma análise a partir de professores em formação.
Autor : AZEVEDO, Suedy Santos de
Palabras clave : Matemática - Estudo e ensino; Educação; Professores - Formação
Fecha de publicación : 6-ago-2014
Citación : AZAVEDO, Suedy Santos de. Formação continuada de professores em exercício: uma análise a partir de professores em formação. Caruaru: O Autor, 2014.
Resumen : Este trabalho buscou entender através de uma pesquisa colaborativa qual a compreensão que professores de Matemática do ensino fundamental II, que participam de um processo de formação continuada desenvolvido pela secretaria de educação da cidade de Bezerros em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), tem a respeito da mesma, assim como os limites e as possibilidades que eles encontram na formação e em sua relação com o trabalho em sala de aula. Além disso, procuramos analisar como eles compreendem a relação entre IDEB e os desafios para uma educação de qualidade. Toda essa discussão com o objetivo de identificar qual a relevância que o processo de formação continuada tem para professores que estão participando ativamente de um processo de formação continuada. Para isso fez-se um levantamento bibliográfico com referências como Pimenta (1996), Fiorentini (2009), Chimentão (2009) e Almeida (2005) para uma reflexão aprofundada e uma orientação metodológica sobre formação continuada levando em consideração a formação inicial, devido o fato de a continuada surgir após inicial. A partir da análise dos questionários propostos chegou-se a conclusão que a formação apresenta limites e possibilidade na pratica docente, onde as limitações podem ser superadas e que a maior parte dos professores que estão envolvidos no processo consideram muito relevante ou extremamente relevante as formações em relação com seu trabalho em sala de aula.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40244
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AZEVEDO, Suedy Santos de.pdf2,16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons