Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40244

Compartilhe esta página

Título: Formação continuada de professores em exercício: uma análise a partir de professores em formação.
Autor(es): AZEVEDO, Suedy Santos de
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Educação; Professores - Formação
Data do documento: 6-Ago-2014
Citação: AZAVEDO, Suedy Santos de. Formação continuada de professores em exercício: uma análise a partir de professores em formação. Caruaru: O Autor, 2014.
Abstract: Este trabalho buscou entender através de uma pesquisa colaborativa qual a compreensão que professores de Matemática do ensino fundamental II, que participam de um processo de formação continuada desenvolvido pela secretaria de educação da cidade de Bezerros em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), tem a respeito da mesma, assim como os limites e as possibilidades que eles encontram na formação e em sua relação com o trabalho em sala de aula. Além disso, procuramos analisar como eles compreendem a relação entre IDEB e os desafios para uma educação de qualidade. Toda essa discussão com o objetivo de identificar qual a relevância que o processo de formação continuada tem para professores que estão participando ativamente de um processo de formação continuada. Para isso fez-se um levantamento bibliográfico com referências como Pimenta (1996), Fiorentini (2009), Chimentão (2009) e Almeida (2005) para uma reflexão aprofundada e uma orientação metodológica sobre formação continuada levando em consideração a formação inicial, devido o fato de a continuada surgir após inicial. A partir da análise dos questionários propostos chegou-se a conclusão que a formação apresenta limites e possibilidade na pratica docente, onde as limitações podem ser superadas e que a maior parte dos professores que estão envolvidos no processo consideram muito relevante ou extremamente relevante as formações em relação com seu trabalho em sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40244
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AZEVEDO, Suedy Santos de.pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons