Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40244
Share on
Title: | Formação continuada de professores em exercício: uma análise a partir de professores em formação. |
Authors: | AZEVEDO, Suedy Santos de |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino; Educação; Professores - Formação |
Issue Date: | 6-Aug-2014 |
Citation: | AZAVEDO, Suedy Santos de. Formação continuada de professores em exercício: uma análise a partir de professores em formação. Caruaru: O Autor, 2014. |
Abstract: | Este trabalho buscou entender através de uma pesquisa colaborativa qual a compreensão que professores de Matemática do ensino fundamental II, que participam de um processo de formação continuada desenvolvido pela secretaria de educação da cidade de Bezerros em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), tem a respeito da mesma, assim como os limites e as possibilidades que eles encontram na formação e em sua relação com o trabalho em sala de aula. Além disso, procuramos analisar como eles compreendem a relação entre IDEB e os desafios para uma educação de qualidade. Toda essa discussão com o objetivo de identificar qual a relevância que o processo de formação continuada tem para professores que estão participando ativamente de um processo de formação continuada. Para isso fez-se um levantamento bibliográfico com referências como Pimenta (1996), Fiorentini (2009), Chimentão (2009) e Almeida (2005) para uma reflexão aprofundada e uma orientação metodológica sobre formação continuada levando em consideração a formação inicial, devido o fato de a continuada surgir após inicial. A partir da análise dos questionários propostos chegou-se a conclusão que a formação apresenta limites e possibilidade na pratica docente, onde as limitações podem ser superadas e que a maior parte dos professores que estão envolvidos no processo consideram muito relevante ou extremamente relevante as formações em relação com seu trabalho em sala de aula. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40244 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AZEVEDO, Suedy Santos de.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License