Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3994

Comparte esta pagina

Título : Mediação Pedagógica e as Tecnologias da Informação e Comunicação
Autor : VIEIRA, Edy Cabral Pires
Palabras clave : Comunicação; Tecnologias da informação; Mediação pedagógica; Ensino-aprendizagem
Fecha de publicación : 31-ene-2010
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Cabral Pires Vieira, Edy; Paulino Abranches, Sergio. Mediação Pedagógica e as Tecnologias da Informação e Comunicação. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumen : Este estudo teve como objetivo geral analisar como as professoras das séries iniciais da escola da rede particular do Recife oportunizam o ensino-aprendizagem de seus alunos com a mediação pedagógica das tecnologias da informação e comunicação. Foram analisadas três professoras e identificado o que conhecem e utilizam em sua prática pedagógica com recursos tecnológicos informáticos. Mediante a coleta de dados, formados por documentos, entrevistas e observações, foi realizada uma análise de conteúdo com base no referencial teórico dos princípios que norteiam a interação social, na perspectiva de Vygotsky, como acontece essa mediação, homem/trabalho pela chamada teoria da atividade de Leontiev juntamente com Luria; a mediação pedagógica na perspectiva de Masetto, Gutierrez e Pietro. Desta forma, foi possível concluir que a mediação pedagógica acontece ainda em um estágio experimental, por diferentes motivos, entre eles a falta de formação. As TICs ainda não estão incorporadas como recursos de ensino-aprendizagem, precisando serem discutidas de forma a favorecer a construção do conhecimento
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3994
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo75_1.pdf995,73 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons