Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3994
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ABRANCHES, Sergio Paulino | pt_BR |
dc.contributor.author | VIEIRA, Edy Cabral Pires | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:17:55Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T17:17:55Z | |
dc.date.issued | 2010-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Cabral Pires Vieira, Edy; Paulino Abranches, Sergio. Mediação Pedagógica e as Tecnologias da Informação e Comunicação. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3994 | |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo geral analisar como as professoras das séries iniciais da escola da rede particular do Recife oportunizam o ensino-aprendizagem de seus alunos com a mediação pedagógica das tecnologias da informação e comunicação. Foram analisadas três professoras e identificado o que conhecem e utilizam em sua prática pedagógica com recursos tecnológicos informáticos. Mediante a coleta de dados, formados por documentos, entrevistas e observações, foi realizada uma análise de conteúdo com base no referencial teórico dos princípios que norteiam a interação social, na perspectiva de Vygotsky, como acontece essa mediação, homem/trabalho pela chamada teoria da atividade de Leontiev juntamente com Luria; a mediação pedagógica na perspectiva de Masetto, Gutierrez e Pietro. Desta forma, foi possível concluir que a mediação pedagógica acontece ainda em um estágio experimental, por diferentes motivos, entre eles a falta de formação. As TICs ainda não estão incorporadas como recursos de ensino-aprendizagem, precisando serem discutidas de forma a favorecer a construção do conhecimento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação | pt_BR |
dc.subject | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Mediação Pedagógica e as Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo75_1.pdf | 995,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons