Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3994

Share on

Title: Mediação Pedagógica e as Tecnologias da Informação e Comunicação
Authors: VIEIRA, Edy Cabral Pires
Keywords: Comunicação; Tecnologias da informação; Mediação pedagógica; Ensino-aprendizagem
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Cabral Pires Vieira, Edy; Paulino Abranches, Sergio. Mediação Pedagógica e as Tecnologias da Informação e Comunicação. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: Este estudo teve como objetivo geral analisar como as professoras das séries iniciais da escola da rede particular do Recife oportunizam o ensino-aprendizagem de seus alunos com a mediação pedagógica das tecnologias da informação e comunicação. Foram analisadas três professoras e identificado o que conhecem e utilizam em sua prática pedagógica com recursos tecnológicos informáticos. Mediante a coleta de dados, formados por documentos, entrevistas e observações, foi realizada uma análise de conteúdo com base no referencial teórico dos princípios que norteiam a interação social, na perspectiva de Vygotsky, como acontece essa mediação, homem/trabalho pela chamada teoria da atividade de Leontiev juntamente com Luria; a mediação pedagógica na perspectiva de Masetto, Gutierrez e Pietro. Desta forma, foi possível concluir que a mediação pedagógica acontece ainda em um estágio experimental, por diferentes motivos, entre eles a falta de formação. As TICs ainda não estão incorporadas como recursos de ensino-aprendizagem, precisando serem discutidas de forma a favorecer a construção do conhecimento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3994
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo75_1.pdf995,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons