Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3994
Share on
Title: | Mediação Pedagógica e as Tecnologias da Informação e Comunicação |
Authors: | VIEIRA, Edy Cabral Pires |
Keywords: | Comunicação; Tecnologias da informação; Mediação pedagógica; Ensino-aprendizagem |
Issue Date: | 31-Jan-2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Cabral Pires Vieira, Edy; Paulino Abranches, Sergio. Mediação Pedagógica e as Tecnologias da Informação e Comunicação. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. |
Abstract: | Este estudo teve como objetivo geral analisar como as professoras das séries iniciais da escola da rede particular do Recife oportunizam o ensino-aprendizagem de seus alunos com a mediação pedagógica das tecnologias da informação e comunicação. Foram analisadas três professoras e identificado o que conhecem e utilizam em sua prática pedagógica com recursos tecnológicos informáticos. Mediante a coleta de dados, formados por documentos, entrevistas e observações, foi realizada uma análise de conteúdo com base no referencial teórico dos princípios que norteiam a interação social, na perspectiva de Vygotsky, como acontece essa mediação, homem/trabalho pela chamada teoria da atividade de Leontiev juntamente com Luria; a mediação pedagógica na perspectiva de Masetto, Gutierrez e Pietro. Desta forma, foi possível concluir que a mediação pedagógica acontece ainda em um estágio experimental, por diferentes motivos, entre eles a falta de formação. As TICs ainda não estão incorporadas como recursos de ensino-aprendizagem, precisando serem discutidas de forma a favorecer a construção do conhecimento |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3994 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo75_1.pdf | 995,73 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License