Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3980

Comparte esta pagina

Título : Investigando estratégias mobilizadas pelos alunos no equacionamento de problemas de primeiro grau
Autor : Leonardo Leôncio da Silva, Marcelo
Palabras clave : Equacionamento; Registro de representação semiótica; Resolução de problemas de partilha; Conversão; Software CHIC
Fecha de publicación : 31-ene-2011
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Leonardo Leôncio da Silva, Marcelo; Câmara dos Santos, Marcelo. Investigando estratégias mobilizadas pelos alunos no equacionamento de problemas de primeiro grau. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumen : A presente pesquisa investigou que fatores de congruência, no sentido de Duval (2004), interferem na conversão da linguagem natural em linguagem algébrica, na resolução de problemas envolvendo equações de primeiro grau por alunos de 8° ano do ensino fundamental. O referencial teórico adotado consistiu na Teoria de Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Escolhemos trabalhar com problemas que Marchand e Bednarz (1999) classificam como de partilha, em que uma quantidade deve ser dividida em partes desiguais. Adotamos os protocolos produzidos em outra pesquisa, que foi constituído de oito problemas, em que variamos a presença ou não dos fatores de não congruência. Em seguida, categorizamos os registros mobilizados pelos alunos em registros algébricos, numéricos e outros e, tratamos os dados obtidos com o software CHIC para a análise. Os resultados obtidos mostraram que, dependendo da conservação ou não de fatores de transformação de registros, existe uma maior incidência de registros não algébricos
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3980
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo6777_1.pdf826,47 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons