Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3980
Title: Investigando estratégias mobilizadas pelos alunos no equacionamento de problemas de primeiro grau
Authors: Leonardo Leôncio da Silva, Marcelo
Keywords: Equacionamento;Registro de representação semiótica;Resolução de problemas de partilha;Conversão;Software CHIC
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Leonardo Leôncio da Silva, Marcelo; Câmara dos Santos, Marcelo. Investigando estratégias mobilizadas pelos alunos no equacionamento de problemas de primeiro grau. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: A presente pesquisa investigou que fatores de congruência, no sentido de Duval (2004), interferem na conversão da linguagem natural em linguagem algébrica, na resolução de problemas envolvendo equações de primeiro grau por alunos de 8° ano do ensino fundamental. O referencial teórico adotado consistiu na Teoria de Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Escolhemos trabalhar com problemas que Marchand e Bednarz (1999) classificam como de partilha, em que uma quantidade deve ser dividida em partes desiguais. Adotamos os protocolos produzidos em outra pesquisa, que foi constituído de oito problemas, em que variamos a presença ou não dos fatores de não congruência. Em seguida, categorizamos os registros mobilizados pelos alunos em registros algébricos, numéricos e outros e, tratamos os dados obtidos com o software CHIC para a análise. Os resultados obtidos mostraram que, dependendo da conservação ou não de fatores de transformação de registros, existe uma maior incidência de registros não algébricos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3980
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo6777_1.pdf826.47 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.