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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39290

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Título: Educação formal e não formal : a contribuição de Organizações da Sociedade Civil de apoio socioeducativo para a escola.
Autor(es): SILVA, Elisângela Marinho da
Palavras-chave: Educação informal; Educação formal; Emancipação social; Organização da sociedade civil; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 3-Nov-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Elisângela Marinho da. Educação formal e não formal: a contribuição de Organizações da Sociedade Civil de apoio socioeducativo para a escola.. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O presente estudo busca analisar se as práticas pedagógicas das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de apoio socioeducativo têm contribuído para fortalecer o ensino escolar, buscando realizar investigação a respeito de como o trabalho desenvolvido pelas OSCs por meio da educação não formal tem colaborado para o desenvolvido de crianças no ensino regular. Tomamos como debate conceitual os seguintes temas: educação, desigualdade social, organização da sociedade civil, educação não formal, emancipação e escola. Dessa forma, buscamos como questionamento o entendimento de como se dá essa relação por meio de um estudo de caso sobre a relação existente entre uma OSC e uma escola que funcionam na mesma estrutura física localizada no bairro da Boa Vista na cidade do Recife/PE. A natureza desse estudo é de abordagem qualitativa, sendo utilizado análise de conteúdo para a análise de entrevistas semiestruturadas, as quais foram aplicadas junto a OSC (gestora, educadores sociais e pedagoga), escola (direção pedagógica e professores) e famílias das crianças atendidas. Entre os resultados, identificamos no contexto das entrevistas uma relação de proximidade entre a OSC e a escola, a qual permitiu detectar que os sujeitos da pesquisa reconhecem e acreditam no trabalho desenvolvido pela OSC como alternativa que potencializa o ensino escolar, e essa contribuição é observada por meio da dedicação das crianças aos estudos, melhorias no processo de sociabilidade familiar, escolar e comunitária e fomento na construção de projetos de vida via perspectiva emancipatória.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39290
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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