Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39290

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBOTLER, Alice Miriam Happ-
dc.contributor.authorSILVA, Elisângela Marinho da-
dc.date.accessioned2021-02-24T10:44:01Z-
dc.date.available2021-02-24T10:44:01Z-
dc.date.issued2020-11-03-
dc.identifier.citationSILVA, Elisângela Marinho da. Educação formal e não formal: a contribuição de Organizações da Sociedade Civil de apoio socioeducativo para a escola.. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39290-
dc.description.abstractO presente estudo busca analisar se as práticas pedagógicas das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de apoio socioeducativo têm contribuído para fortalecer o ensino escolar, buscando realizar investigação a respeito de como o trabalho desenvolvido pelas OSCs por meio da educação não formal tem colaborado para o desenvolvido de crianças no ensino regular. Tomamos como debate conceitual os seguintes temas: educação, desigualdade social, organização da sociedade civil, educação não formal, emancipação e escola. Dessa forma, buscamos como questionamento o entendimento de como se dá essa relação por meio de um estudo de caso sobre a relação existente entre uma OSC e uma escola que funcionam na mesma estrutura física localizada no bairro da Boa Vista na cidade do Recife/PE. A natureza desse estudo é de abordagem qualitativa, sendo utilizado análise de conteúdo para a análise de entrevistas semiestruturadas, as quais foram aplicadas junto a OSC (gestora, educadores sociais e pedagoga), escola (direção pedagógica e professores) e famílias das crianças atendidas. Entre os resultados, identificamos no contexto das entrevistas uma relação de proximidade entre a OSC e a escola, a qual permitiu detectar que os sujeitos da pesquisa reconhecem e acreditam no trabalho desenvolvido pela OSC como alternativa que potencializa o ensino escolar, e essa contribuição é observada por meio da dedicação das crianças aos estudos, melhorias no processo de sociabilidade familiar, escolar e comunitária e fomento na construção de projetos de vida via perspectiva emancipatória.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação informalpt_BR
dc.subjectEducação formalpt_BR
dc.subjectEmancipação socialpt_BR
dc.subjectOrganização da sociedade civilpt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleEducação formal e não formal : a contribuição de Organizações da Sociedade Civil de apoio socioeducativo para a escola.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5977752338805205pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9284144427264959pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study seeks to analyze if the teaching practices of Civil Society Organizations (CSOs) of socio-educational support have contributed to strengthening school education. Seeking to investigate how the work developed by CSOs, through non-formal education, has collaborated with the development of children in schools. We take as conceptual debate the following themes: education, social inequality, civil society organization, non-formal education, emancipation, and school. Therefore, we seek as questioning the understanding of how this relationship is given through a case study on the existing relationship between a CSO and a school that operates in the same physical structure, located in a neighborhood called Boa Vista in Recife city, Pernambuco. This study has a qualitative approach, which used content analysis for the analysis of semi-structured interviews, which were applied with the CSO (manager, social educators, and pedagogue), school (pedagogical direction and teachers), and families of the children served. Among the results, was identified in the context of the interviews, a close relationship between the CSO and the school, which made it possible to detect that the research subjects recognize and believe in the work developed by the CSO as an alternative that enhances school education, this contribution is observed through the dedication of children to studies, improvements in the family, school and community sociability process and encouragement in the construction of life projects through an emancipatory perspectivept_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Elisângela Marinho da Silva.pdf876,16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons