Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1832
Share on
Title: | Uma abordagem centrada no usuário para ferramentas de suporte a atividades docentes em ambientes de educação a distância |
Authors: | Vieira Gomes, Apuena |
Keywords: | Apoio a prática docente; Design centrado no usuário; Ambientes virtuais; Educação a distância |
Issue Date: | 2004 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Vieira Gomes, Apuena; Fonseca, Décio. Uma abordagem centrada no usuário para ferramentas de suporte a atividades docentes em ambientes de educação a distância. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. |
Abstract: | A Educação a Distância (EaD) está em grande evidência, principalmente, devido à tentativa de buscar novas formas de promover a aprendizagem. Entretanto, uma breve observação de alguns ambientes de EaD existentes revela, que normalmente, na execução de cursos a distância, os professores precisam moldar suas atividades em detrimento a algumas ferramentas existentes no ambiente. Este procedimento restringe a variedade de tarefas que poderiam ser realizadas nos ambientes e impõe uma limitação à criatividade dos professores, o que pode provocar fracassos no desenvolvimento destes cursos. As interfaces dos sistemas, de uma forma geral, exigem que os usuários se adaptem ao funcionamento do sistema e não à tarefa que faz parte de sua prática. Este fato demonstra que no desenvolvimento destes sistemas não foram consideradas as necessidades dos usuários para desempenhar suas tarefas. Na busca por ambientes que possam auxiliar a prática docente em suas atividades didáticas, este trabalho propõe um processo de design centrado em usuários professores, para que a partir de sua visão possam ser especificadas propostas para a implementação e/ou adaptação de ferramentas computacionais, bem como possam ser descritos referenciais que conduzirão a utilização da estrutura existente não só nos ambientes virtuais, mas em todo o contexto em que está inserido. Os resultados alcançados serviram de subsídios para a descrição das áreas destinadas aos professores no ambiente virtual AMADeUs |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1832 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo4582_1.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License