Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1832
Title: Uma abordagem centrada no usuário para ferramentas de suporte a atividades docentes em ambientes de educação a distância
Authors: Vieira Gomes, Apuena
Keywords: Apoio a prática docente;Design centrado no usuário;Ambientes virtuais;Educação a distância
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Vieira Gomes, Apuena; Fonseca, Décio. Uma abordagem centrada no usuário para ferramentas de suporte a atividades docentes em ambientes de educação a distância. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: A Educação a Distância (EaD) está em grande evidência, principalmente, devido à tentativa de buscar novas formas de promover a aprendizagem. Entretanto, uma breve observação de alguns ambientes de EaD existentes revela, que normalmente, na execução de cursos a distância, os professores precisam moldar suas atividades em detrimento a algumas ferramentas existentes no ambiente. Este procedimento restringe a variedade de tarefas que poderiam ser realizadas nos ambientes e impõe uma limitação à criatividade dos professores, o que pode provocar fracassos no desenvolvimento destes cursos. As interfaces dos sistemas, de uma forma geral, exigem que os usuários se adaptem ao funcionamento do sistema e não à tarefa que faz parte de sua prática. Este fato demonstra que no desenvolvimento destes sistemas não foram consideradas as necessidades dos usuários para desempenhar suas tarefas. Na busca por ambientes que possam auxiliar a prática docente em suas atividades didáticas, este trabalho propõe um processo de design centrado em usuários professores, para que a partir de sua visão possam ser especificadas propostas para a implementação e/ou adaptação de ferramentas computacionais, bem como possam ser descritos referenciais que conduzirão a utilização da estrutura existente não só nos ambientes virtuais, mas em todo o contexto em que está inserido. Os resultados alcançados serviram de subsídios para a descrição das áreas destinadas aos professores no ambiente virtual AMADeUs
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1832
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo4582_1.pdf2.29 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.