Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1832

Comparte esta pagina

Título : Uma abordagem centrada no usuário para ferramentas de suporte a atividades docentes em ambientes de educação a distância
Autor : Vieira Gomes, Apuena
Palabras clave : Apoio a prática docente; Design centrado no usuário; Ambientes virtuais; Educação a distância
Fecha de publicación : 2004
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Vieira Gomes, Apuena; Fonseca, Décio. Uma abordagem centrada no usuário para ferramentas de suporte a atividades docentes em ambientes de educação a distância. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumen : A Educação a Distância (EaD) está em grande evidência, principalmente, devido à tentativa de buscar novas formas de promover a aprendizagem. Entretanto, uma breve observação de alguns ambientes de EaD existentes revela, que normalmente, na execução de cursos a distância, os professores precisam moldar suas atividades em detrimento a algumas ferramentas existentes no ambiente. Este procedimento restringe a variedade de tarefas que poderiam ser realizadas nos ambientes e impõe uma limitação à criatividade dos professores, o que pode provocar fracassos no desenvolvimento destes cursos. As interfaces dos sistemas, de uma forma geral, exigem que os usuários se adaptem ao funcionamento do sistema e não à tarefa que faz parte de sua prática. Este fato demonstra que no desenvolvimento destes sistemas não foram consideradas as necessidades dos usuários para desempenhar suas tarefas. Na busca por ambientes que possam auxiliar a prática docente em suas atividades didáticas, este trabalho propõe um processo de design centrado em usuários professores, para que a partir de sua visão possam ser especificadas propostas para a implementação e/ou adaptação de ferramentas computacionais, bem como possam ser descritos referenciais que conduzirão a utilização da estrutura existente não só nos ambientes virtuais, mas em todo o contexto em que está inserido. Os resultados alcançados serviram de subsídios para a descrição das áreas destinadas aos professores no ambiente virtual AMADeUs
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1832
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo4582_1.pdf2,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons