Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13235
Share on
Title: | Estilos de aprendizagem no virtual: as preferências do discente do ensino superior a distância |
Authors: | FREITAS, Josivania Maria Alves de |
Keywords: | Estilos de Aprendizagem no Virtual; Educação a Distância; Tecnologias Digitais; Nativo-Residente/ Visitante-Imigrante digital; Ambientes Virtuais; Ensino Superior |
Issue Date: | 26-Feb-2013 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | FREITAS, Josivania Maria Alves de. Estilos de aprendizagem no virtual: as preferências do discente do ensino superior a distância. Recife, 2013. 195 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica , 2013. |
Abstract: | As tecnologias digitais ampliaram possibilidades de comunicação no processo de ensino e aprendizagem, criando uma variedade de serviços oferecidos através de uma rede heterogênea de ambientes, sistemas e plataformas e causando proximidades significativas na aprendizagem discente na EAD. Assim, percebemos a importância da convergência dos estilos de aprendizagem, especificamente, na plataforma MOODLE. Consideramos que os AVAs promovem a aprendizagem ao mesmo tempo em que armazena diversidades de conteúdos, gerando comunicação e propondo trocas de arquivos entre os pares. No exposto, a investigação apresenta o resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa e metodologia etnográfica no âmbito virtual, a qual objetivou investigar os estilos de aprendizagem nessa esfera identificando as preferências dos discentes do curso de Licenciatura em Letras a Distância da UFPE e a sua relação com as possibilidades de uso do espaço virtual através das múltiplas interfaces e em conjunto com as diversas linguagens. Os resultados das análises dos questionários CHAEA e de Estilo de Uso do Espaço Virtual constataram, quanto aos Estilos de Aprendizagem Discente vivenciados no curso a distância na plataforma investigada, que há Preferência pelo Estilo Reflexivo e pela convergência do virtual; por outro lado, os mesmos sujeitos analisados vivenciaram a Preferência pelo Estilo de Uso Participativo. Concluímos, assim, que os Estilos de Aprendizagem no Virtual se modificam conforme os contextos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem por confirmarmos os laços de relações que se interligam na forma de aprender dos discentes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13235 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO JOSIVANIA FREITAS.pdf | 3,21 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License