Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13235

Compartilhe esta página

Título: Estilos de aprendizagem no virtual: as preferências do discente do ensino superior a distância
Autor(es): FREITAS, Josivania Maria Alves de
Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem no Virtual; Educação a Distância; Tecnologias Digitais; Nativo-Residente/ Visitante-Imigrante digital; Ambientes Virtuais; Ensino Superior
Data do documento: 26-Fev-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FREITAS, Josivania Maria Alves de. Estilos de aprendizagem no virtual: as preferências do discente do ensino superior a distância. Recife, 2013. 195 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica , 2013.
Abstract: As tecnologias digitais ampliaram possibilidades de comunicação no processo de ensino e aprendizagem, criando uma variedade de serviços oferecidos através de uma rede heterogênea de ambientes, sistemas e plataformas e causando proximidades significativas na aprendizagem discente na EAD. Assim, percebemos a importância da convergência dos estilos de aprendizagem, especificamente, na plataforma MOODLE. Consideramos que os AVAs promovem a aprendizagem ao mesmo tempo em que armazena diversidades de conteúdos, gerando comunicação e propondo trocas de arquivos entre os pares. No exposto, a investigação apresenta o resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa e metodologia etnográfica no âmbito virtual, a qual objetivou investigar os estilos de aprendizagem nessa esfera identificando as preferências dos discentes do curso de Licenciatura em Letras a Distância da UFPE e a sua relação com as possibilidades de uso do espaço virtual através das múltiplas interfaces e em conjunto com as diversas linguagens. Os resultados das análises dos questionários CHAEA e de Estilo de Uso do Espaço Virtual constataram, quanto aos Estilos de Aprendizagem Discente vivenciados no curso a distância na plataforma investigada, que há Preferência pelo Estilo Reflexivo e pela convergência do virtual; por outro lado, os mesmos sujeitos analisados vivenciaram a Preferência pelo Estilo de Uso Participativo. Concluímos, assim, que os Estilos de Aprendizagem no Virtual se modificam conforme os contextos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem por confirmarmos os laços de relações que se interligam na forma de aprender dos discentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13235
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO JOSIVANIA FREITAS.pdf3,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons