Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13029

Comparte esta pagina

Título : O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais
Autor : MELO, Maria Cecília Mendonça
Palabras clave : Ação Docente em Educação Médica; Aprendizagem baseada em problemas (ABP); Docência Online; Mediação Presencial; Mediação Online
Fecha de publicación : 31-ene-2012
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MELO, Maria Cecilia Mendonça. O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais. Recife, 2012. 200f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife, 2012.
Resumen : Este estudo objetivou compreender a ação docente a partir da disseminação e mediação da informação nos ambientes virtual e presencial do curso de Medicina, visando à solução dos casos clínicos propostos aos estudantes do segundo ano do Curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde/FPS. Levamos em conta as transformações vividas na realidade educacional pela inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), a quebra do modelo tradicional de ensino e a inclusão de propostas pedagógicas ativas centradas nas relações entre professor e estudante. As novas práticas docentes, sejam estas desenvolvidas no ambiente presencial ou virtual, demandam que entre os sujeitos exista uma permanente (re) significação dos diálogos. Nossos objetivos específicos foram investigar a ação docente buscando entender seu contexto geral, seus desdobramentos por outros atores (tutores médicos, estudantes) além da tutoria do Laboratório de Recursos Digitais; avaliar o uso das informações a partir das ações de mediação do tutor; e identificar o perfil dos alunos a partir de sua competência informacional. A metodologia configurou-se em uma pesquisa participante. Os resultados mostraram que a ação docente precisa ser integrada nos seus espaços presenciais e virtuais e entre os profissionais que integram estes espaços; que a informação mediada no ambiente virtual é relevante para a solução dos casos clínicos; que o estudante de medicina, embora usuário proficiente da rede, ainda necessita desenvolver habilidades para utilizar com mais eficiência os bancos de informação especializada da área médica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13029
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
finalíssima COMPLETA 1704 manha.pdf2,05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons