Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13029
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTE, Patrícia Smith | |
dc.contributor.author | MELO, Maria Cecília Mendonça | |
dc.date.accessioned | 2015-04-13T13:51:21Z | |
dc.date.available | 2015-04-13T13:51:21Z | |
dc.date.issued | 2012-01-31 | |
dc.identifier.citation | MELO, Maria Cecilia Mendonça. O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais. Recife, 2012. 200f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13029 | |
dc.description.abstract | Este estudo objetivou compreender a ação docente a partir da disseminação e mediação da informação nos ambientes virtual e presencial do curso de Medicina, visando à solução dos casos clínicos propostos aos estudantes do segundo ano do Curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde/FPS. Levamos em conta as transformações vividas na realidade educacional pela inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), a quebra do modelo tradicional de ensino e a inclusão de propostas pedagógicas ativas centradas nas relações entre professor e estudante. As novas práticas docentes, sejam estas desenvolvidas no ambiente presencial ou virtual, demandam que entre os sujeitos exista uma permanente (re) significação dos diálogos. Nossos objetivos específicos foram investigar a ação docente buscando entender seu contexto geral, seus desdobramentos por outros atores (tutores médicos, estudantes) além da tutoria do Laboratório de Recursos Digitais; avaliar o uso das informações a partir das ações de mediação do tutor; e identificar o perfil dos alunos a partir de sua competência informacional. A metodologia configurou-se em uma pesquisa participante. Os resultados mostraram que a ação docente precisa ser integrada nos seus espaços presenciais e virtuais e entre os profissionais que integram estes espaços; que a informação mediada no ambiente virtual é relevante para a solução dos casos clínicos; que o estudante de medicina, embora usuário proficiente da rede, ainda necessita desenvolver habilidades para utilizar com mais eficiência os bancos de informação especializada da área médica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ação Docente em Educação Médica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas (ABP) | pt_BR |
dc.subject | Docência Online | pt_BR |
dc.subject | Mediação Presencial | pt_BR |
dc.subject | Mediação Online | pt_BR |
dc.title | O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
finalíssima COMPLETA 1704 manha.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons