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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12627

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Título: Aprendizagem de Matemática na Educação a Distância online: especificações de uma interface que facilite o tratamento algébrico para aprendizagem colaborativa entre pares
Autor(es): ROCHA, João Silva
Palavras-chave: Linguagem algébrica; Aprendizagem colaborativa; Interface para aprendizagem colaborativa em matemática; Educação a distância
Data do documento: Fev-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Neste trabalho propomos especificar interfaces de comunicação facilitando a organização de atividades de aprendizagem colaborativa de conteúdos matemáticos, mais especificamente de conteúdos que necessitem da manipulação da linguagem algébrica, num contexto de ensino a distância computadorizado. No quadro teórico, estudamos algumas características e implementações informáticas da linguagem algébrica a partir do histórico da evolução da escrita algébrica baseando-nos em Ferreira, Boyer, Coxford, Fiorentini, Lins e Nicaud, e seus colaboradores. Estudamos ainda as evoluções históricas do Ensino a Distância computadorizado e, particularmente, os princípios e ferramentas dos AVAs de apoio à colaboração e aprendizagem colaborativa tomando como base os estudos de Nunes, Carvalho, Fisher, Bairral, e Kenski, e seus colaboradores. Utilizamos como procedimento metodológico a análise da filmagem de uma atividade que utilizam a escrita e o pensamento algébrico, respondida em pares por seis sujeitos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE, na modalidade a distância, a análise de conteúdo da entrevista semi-estruturada realizada com os mesmos e a análise da digitação de uma questão em três plataformas escolhidas que possuem a simbologia matemática. A pesquisa revelou que apesar de já existir recursos de edição de simbologia matemática disponíveis para as atividades assíncronas, como o fórum, as mesmas precisam de ajustes para serem utilizadas em atividades síncronas como o chat. Particularmente, faz-se necessário que os recursos de edição simbólica sejam mais flexíveis para permitir não apenas a edição, mas também a reedição/manipulação no que já foi escrito. Constatou-se também a necessidade de outros recursos que proporcionam maior agilidade e facilidade na comunicação síncrona entre pares. Desta forma, a resolução presencial da atividade, a entrevista semi-estruturada realizada com os estudantes e a digitação da atividade na plataforma apontou algumas funcionalidades básicas necessárias para criação de um ambiente computacional para proporcionar um aprendizado colaborativo síncrono/assíncrono de matemática. Conclui-se que uma interface que permita um diálogo entre pares favorecendo a aprendizagem colaborativa não deve deter-se apenas a recursos de simbologia, inserção de gráficos, entre outros, mas deve-se também possuir uma flexibilidade para que a interação a distância venha a ocorrer de forma mais dinâmica, logo é necessário a realização de outras pesquisas que testem as implementações ora sugeridas, buscando encontrar as ferramentas que efetivamente proporcionem o aprendizado colaborativo síncrono.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12627
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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