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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBELLEMAIN, Franck Gilbert René
dc.contributor.authorROCHA, João Silva
dc.date.accessioned2015-03-13T19:09:57Z
dc.date.available2015-03-13T19:09:57Z
dc.date.issued2012-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12627
dc.description.abstractNeste trabalho propomos especificar interfaces de comunicação facilitando a organização de atividades de aprendizagem colaborativa de conteúdos matemáticos, mais especificamente de conteúdos que necessitem da manipulação da linguagem algébrica, num contexto de ensino a distância computadorizado. No quadro teórico, estudamos algumas características e implementações informáticas da linguagem algébrica a partir do histórico da evolução da escrita algébrica baseando-nos em Ferreira, Boyer, Coxford, Fiorentini, Lins e Nicaud, e seus colaboradores. Estudamos ainda as evoluções históricas do Ensino a Distância computadorizado e, particularmente, os princípios e ferramentas dos AVAs de apoio à colaboração e aprendizagem colaborativa tomando como base os estudos de Nunes, Carvalho, Fisher, Bairral, e Kenski, e seus colaboradores. Utilizamos como procedimento metodológico a análise da filmagem de uma atividade que utilizam a escrita e o pensamento algébrico, respondida em pares por seis sujeitos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE, na modalidade a distância, a análise de conteúdo da entrevista semi-estruturada realizada com os mesmos e a análise da digitação de uma questão em três plataformas escolhidas que possuem a simbologia matemática. A pesquisa revelou que apesar de já existir recursos de edição de simbologia matemática disponíveis para as atividades assíncronas, como o fórum, as mesmas precisam de ajustes para serem utilizadas em atividades síncronas como o chat. Particularmente, faz-se necessário que os recursos de edição simbólica sejam mais flexíveis para permitir não apenas a edição, mas também a reedição/manipulação no que já foi escrito. Constatou-se também a necessidade de outros recursos que proporcionam maior agilidade e facilidade na comunicação síncrona entre pares. Desta forma, a resolução presencial da atividade, a entrevista semi-estruturada realizada com os estudantes e a digitação da atividade na plataforma apontou algumas funcionalidades básicas necessárias para criação de um ambiente computacional para proporcionar um aprendizado colaborativo síncrono/assíncrono de matemática. Conclui-se que uma interface que permita um diálogo entre pares favorecendo a aprendizagem colaborativa não deve deter-se apenas a recursos de simbologia, inserção de gráficos, entre outros, mas deve-se também possuir uma flexibilidade para que a interação a distância venha a ocorrer de forma mais dinâmica, logo é necessário a realização de outras pesquisas que testem as implementações ora sugeridas, buscando encontrar as ferramentas que efetivamente proporcionem o aprendizado colaborativo síncrono.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagem algébricapt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectInterface para aprendizagem colaborativa em matemáticapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.titleAprendizagem de Matemática na Educação a Distância online: especificações de uma interface que facilite o tratamento algébrico para aprendizagem colaborativa entre parespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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