Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1223
Share on
Title: | Configuração tecnológico-processual para adoção da tecnologia da informação na educação à distância no interior do Estado do Amazonas: o caso do Centro Universitário do Norte |
Authors: | Marreiro, Juliana |
Keywords: | Modelos de educação à distância; Tecnologia da informação; Organizações de ensino |
Issue Date: | 31-Jan-2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Marreiro, Juliana; Simião Dornelas, Jairo. Configuração tecnológico-processual para adoção da tecnologia da informação na educação à distância no interior do Estado do Amazonas: o caso do Centro Universitário do Norte. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
Abstract: | Incentivada pelas possibilidades decorrentes das tecnologias da informação e por suas inserções nos processos educativos, as instituições de ensino vêem a educação à distância como um meio para democratizar o acesso ao conhecimento e expandir oportunidades, principalmente em regiões de extremas dificuldades geográficas. Neste prisma, o objetivo deste estudo foi estabelecer uma configuração tecnológico-processual para a adoção de um modelo de educação à distância no interior do Estado do Amazonas, à luz do escopo de concepção de uma instituição de ensino superior privada, o Centro Universitário do Norte. Procedeu-se a análise de fontes primárias e secundárias com o intuito de: definir a estrutura do processo institucional para implementação de alternativas de educação à distância; estabelecer a base tecnológica necessária para a implementação do processo perseguido na base e nos pólos, considerando as peculiaridades do ambiente; estipular para os municípios do interior do Amazonas, considerando as mesorregiões, a infra-estrutura necessária para implantar o processo de educação à distância idealizado neste estudo, comparar as diversas alternativas de implementação do processo estipulado, definindo aquela de melhor aplicabilidade no cenário. A análise adota uma perspectiva funcionalista e descritiva e provem de uma abordagem que confronta diversos modelos de implementação do processo. Os resultados indicam cinco alternativas de configurações suscitando uma hierarquia ideal de adoção aplicável ao cenário, a transmissão de aulas através da tecnologia internet protocol television (IPTV), apontando algumas barreiras para sua real adoção |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1223 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo306_1.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License