Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1223

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSimião Dornelas, Jairo pt_BR
dc.contributor.authorMarreiro, Julianapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:08:32Z-
dc.date.available2014-06-12T15:08:32Z-
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationMarreiro, Juliana; Simião Dornelas, Jairo. Configuração tecnológico-processual para adoção da tecnologia da informação na educação à distância no interior do Estado do Amazonas: o caso do Centro Universitário do Norte. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1223-
dc.description.abstractIncentivada pelas possibilidades decorrentes das tecnologias da informação e por suas inserções nos processos educativos, as instituições de ensino vêem a educação à distância como um meio para democratizar o acesso ao conhecimento e expandir oportunidades, principalmente em regiões de extremas dificuldades geográficas. Neste prisma, o objetivo deste estudo foi estabelecer uma configuração tecnológico-processual para a adoção de um modelo de educação à distância no interior do Estado do Amazonas, à luz do escopo de concepção de uma instituição de ensino superior privada, o Centro Universitário do Norte. Procedeu-se a análise de fontes primárias e secundárias com o intuito de: definir a estrutura do processo institucional para implementação de alternativas de educação à distância; estabelecer a base tecnológica necessária para a implementação do processo perseguido na base e nos pólos, considerando as peculiaridades do ambiente; estipular para os municípios do interior do Amazonas, considerando as mesorregiões, a infra-estrutura necessária para implantar o processo de educação à distância idealizado neste estudo, comparar as diversas alternativas de implementação do processo estipulado, definindo aquela de melhor aplicabilidade no cenário. A análise adota uma perspectiva funcionalista e descritiva e provem de uma abordagem que confronta diversos modelos de implementação do processo. Os resultados indicam cinco alternativas de configurações suscitando uma hierarquia ideal de adoção aplicável ao cenário, a transmissão de aulas através da tecnologia internet protocol television (IPTV), apontando algumas barreiras para sua real adoçãopt_BR
dc.description.sponsorshipCentro Universitário do Nortept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModelos de educação à distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectOrganizações de ensinopt_BR
dc.titleConfiguração tecnológico-processual para adoção da tecnologia da informação na educação à distância no interior do Estado do Amazonas: o caso do Centro Universitário do Nortept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo306_1.pdf1,92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons