Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1223
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Simião Dornelas, Jairo | pt_BR |
dc.contributor.author | Marreiro, Juliana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:08:32Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T15:08:32Z | - |
dc.date.issued | 2009-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Marreiro, Juliana; Simião Dornelas, Jairo. Configuração tecnológico-processual para adoção da tecnologia da informação na educação à distância no interior do Estado do Amazonas: o caso do Centro Universitário do Norte. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1223 | - |
dc.description.abstract | Incentivada pelas possibilidades decorrentes das tecnologias da informação e por suas inserções nos processos educativos, as instituições de ensino vêem a educação à distância como um meio para democratizar o acesso ao conhecimento e expandir oportunidades, principalmente em regiões de extremas dificuldades geográficas. Neste prisma, o objetivo deste estudo foi estabelecer uma configuração tecnológico-processual para a adoção de um modelo de educação à distância no interior do Estado do Amazonas, à luz do escopo de concepção de uma instituição de ensino superior privada, o Centro Universitário do Norte. Procedeu-se a análise de fontes primárias e secundárias com o intuito de: definir a estrutura do processo institucional para implementação de alternativas de educação à distância; estabelecer a base tecnológica necessária para a implementação do processo perseguido na base e nos pólos, considerando as peculiaridades do ambiente; estipular para os municípios do interior do Amazonas, considerando as mesorregiões, a infra-estrutura necessária para implantar o processo de educação à distância idealizado neste estudo, comparar as diversas alternativas de implementação do processo estipulado, definindo aquela de melhor aplicabilidade no cenário. A análise adota uma perspectiva funcionalista e descritiva e provem de uma abordagem que confronta diversos modelos de implementação do processo. Os resultados indicam cinco alternativas de configurações suscitando uma hierarquia ideal de adoção aplicável ao cenário, a transmissão de aulas através da tecnologia internet protocol television (IPTV), apontando algumas barreiras para sua real adoção | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Centro Universitário do Norte | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Modelos de educação à distância | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Organizações de ensino | pt_BR |
dc.title | Configuração tecnológico-processual para adoção da tecnologia da informação na educação à distância no interior do Estado do Amazonas: o caso do Centro Universitário do Norte | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo306_1.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons