Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11308
Share on
Title: | A Sociologia no Ensino Médio e sua Articulação com as Concepções de Cidadania dos Professores |
Authors: | Lima, Fabiana Conceição Ferreira de |
Keywords: | Ensino da sociologia; Cidadania; Educação |
Issue Date: | 31-Jan-2012 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | LIMA, Fabiana Conceição Ferreira de. A sociologia no ensino médio e sua articulação com as concepções de cidadania dos professores. Recife, 2012. 112 f. ; Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Sociologia, 201 |
Abstract: | Com o processo de democratização da sociedade brasileira, em meados da década de 1980, aprofunda-se a visão da educação como mecanismo transformador e agente atenuador das desigualdades sociais. Nessa perspectiva, a Sociologia passa a ser concebida como um dos instrumentos de reflexão crítica sobre a sociedade e foi introduzida como disciplina obrigatória no ensino médio. Este estudo visa a aprofundar aspectos referentes à disciplina, às concepções dos professores quanto à importância da Sociologia no ensino médio e na formação cidadã de seus alunos. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores que ministram a disciplina em Recife. A Análise de Conteúdo procedida indica que o ensino da Sociologia está relacionado à construção do pensamento crítico de seus alunos, reproduzindo o estabelecido nos documentos oficiais; entretanto, a concepção de cidadania está atrelada à questão dos direitos e deveres, numa visão tradicional. Por outra parte, indica que preponderam temas atuais relacionados ao dia-a-dia dos alunos nos conteúdos trabalhados pelos professores, o que se relaciona com a falta de formação específica ou o desinteresse dos alunos. Concepções distintas de cidadania convivem, pois, no processo de reintrodução da Sociologia no ensino médio: aquelas presentes nos documentos oficiais e as defendidas pelos professores que a ministram de forma predominante com base senso comum. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11308 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Fabiana Ferreira_PDF.pdf | 967,57 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License