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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11308
Título: A Sociologia no Ensino Médio e sua Articulação com as Concepções de Cidadania dos Professores
Autor(es): Lima, Fabiana Conceição Ferreira de
Palavras-chave: Ensino da sociologia; Cidadania; Educação
Data do documento: 31-Jan-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Fabiana Conceição Ferreira de. A sociologia no ensino médio e sua articulação com as concepções de cidadania dos professores. Recife, 2012. 112 f. ; Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Sociologia, 201
Resumo: Com o processo de democratização da sociedade brasileira, em meados da década de 1980, aprofunda-se a visão da educação como mecanismo transformador e agente atenuador das desigualdades sociais. Nessa perspectiva, a Sociologia passa a ser concebida como um dos instrumentos de reflexão crítica sobre a sociedade e foi introduzida como disciplina obrigatória no ensino médio. Este estudo visa a aprofundar aspectos referentes à disciplina, às concepções dos professores quanto à importância da Sociologia no ensino médio e na formação cidadã de seus alunos. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores que ministram a disciplina em Recife. A Análise de Conteúdo procedida indica que o ensino da Sociologia está relacionado à construção do pensamento crítico de seus alunos, reproduzindo o estabelecido nos documentos oficiais; entretanto, a concepção de cidadania está atrelada à questão dos direitos e deveres, numa visão tradicional. Por outra parte, indica que preponderam temas atuais relacionados ao dia-a-dia dos alunos nos conteúdos trabalhados pelos professores, o que se relaciona com a falta de formação específica ou o desinteresse dos alunos. Concepções distintas de cidadania convivem, pois, no processo de reintrodução da Sociologia no ensino médio: aquelas presentes nos documentos oficiais e as defendidas pelos professores que a ministram de forma predominante com base senso comum.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11308
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Sociologia

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