Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11308

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWeber, Silke -
dc.contributor.authorLima, Fabiana Conceição Ferreira de-
dc.date.accessioned2015-03-06T18:53:46Z-
dc.date.available2015-03-06T18:53:46Z-
dc.date.issued2012-01-31-
dc.identifier.citationLIMA, Fabiana Conceição Ferreira de. A sociologia no ensino médio e sua articulação com as concepções de cidadania dos professores. Recife, 2012. 112 f. ; Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Sociologia, 201pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11308-
dc.description.abstractCom o processo de democratização da sociedade brasileira, em meados da década de 1980, aprofunda-se a visão da educação como mecanismo transformador e agente atenuador das desigualdades sociais. Nessa perspectiva, a Sociologia passa a ser concebida como um dos instrumentos de reflexão crítica sobre a sociedade e foi introduzida como disciplina obrigatória no ensino médio. Este estudo visa a aprofundar aspectos referentes à disciplina, às concepções dos professores quanto à importância da Sociologia no ensino médio e na formação cidadã de seus alunos. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores que ministram a disciplina em Recife. A Análise de Conteúdo procedida indica que o ensino da Sociologia está relacionado à construção do pensamento crítico de seus alunos, reproduzindo o estabelecido nos documentos oficiais; entretanto, a concepção de cidadania está atrelada à questão dos direitos e deveres, numa visão tradicional. Por outra parte, indica que preponderam temas atuais relacionados ao dia-a-dia dos alunos nos conteúdos trabalhados pelos professores, o que se relaciona com a falta de formação específica ou o desinteresse dos alunos. Concepções distintas de cidadania convivem, pois, no processo de reintrodução da Sociologia no ensino médio: aquelas presentes nos documentos oficiais e as defendidas pelos professores que a ministram de forma predominante com base senso comum.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino da sociologiapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA Sociologia no Ensino Médio e sua Articulação com as Concepções de Cidadania dos Professorespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Fabiana Ferreira_PDF.pdf967,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons