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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11308
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Weber, Silke | - |
dc.contributor.author | Lima, Fabiana Conceição Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-06T18:53:46Z | - |
dc.date.available | 2015-03-06T18:53:46Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-31 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Fabiana Conceição Ferreira de. A sociologia no ensino médio e sua articulação com as concepções de cidadania dos professores. Recife, 2012. 112 f. ; Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Sociologia, 201 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11308 | - |
dc.description.abstract | Com o processo de democratização da sociedade brasileira, em meados da década de 1980, aprofunda-se a visão da educação como mecanismo transformador e agente atenuador das desigualdades sociais. Nessa perspectiva, a Sociologia passa a ser concebida como um dos instrumentos de reflexão crítica sobre a sociedade e foi introduzida como disciplina obrigatória no ensino médio. Este estudo visa a aprofundar aspectos referentes à disciplina, às concepções dos professores quanto à importância da Sociologia no ensino médio e na formação cidadã de seus alunos. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores que ministram a disciplina em Recife. A Análise de Conteúdo procedida indica que o ensino da Sociologia está relacionado à construção do pensamento crítico de seus alunos, reproduzindo o estabelecido nos documentos oficiais; entretanto, a concepção de cidadania está atrelada à questão dos direitos e deveres, numa visão tradicional. Por outra parte, indica que preponderam temas atuais relacionados ao dia-a-dia dos alunos nos conteúdos trabalhados pelos professores, o que se relaciona com a falta de formação específica ou o desinteresse dos alunos. Concepções distintas de cidadania convivem, pois, no processo de reintrodução da Sociologia no ensino médio: aquelas presentes nos documentos oficiais e as defendidas pelos professores que a ministram de forma predominante com base senso comum. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino da sociologia | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A Sociologia no Ensino Médio e sua Articulação com as Concepções de Cidadania dos Professores | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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