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Título : Reunindo as forças do Ororubá: a escola no projeto de sociedade do povo Xukuru
Autor : Eneida Cavalcante, Heloisa
Palabras clave : Ororubá; Xukuru; Escola no projeto
Fecha de publicación : 2004
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Eneida Cavalcante, Heloisa; Salete Barbosa Cavalcanti, Josefa. Reunindo as forças do Ororubá: a escola no projeto de sociedade do povo Xukuru. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumen : Esta dissertação tem como objeto de estudo a relação entre a escola e o projeto de sociedade dos Xukuru, povo indígena localizado no agreste pernambucano. Especialmente, trata de compreender o papel da escola na construção desse projeto, analisando como esta instituição vem contribuindo para o fortalecimento dessa sociedade. Categorias como educação escolar, etnicidade e sociedade, relacionadas entre si, foram de relevância fundamental para a abordagem dos processos sociais vivenciados por esse povo. Situações como reelaboração e invenção da tradição indígena foram analisadas com base em dados obtidos em métodos e técnicas da pesquisa qualitativa. Os elementos da etnografia, como o registro e a interpretação das práticas cotidianas e da legislação que orientam as escolas indígenas, foram contemplados na coleta e na interpretação dos dados. Foram utilizados questionários, observação direta e entrevistas com professores/as, alunos/as e lideranças indígenas. O trabalho de campo identificou como a mobilização Xukuru na construção de uma sociedade segundo seus valores implica, entre outras ações, a construção de uma escola que pedagogize esses valores, suas crenças, seus saberes, sua cosmovisão, enfim uma escola que esteja a serviço da sociedade. Tais elementos tornam explícito o ideal de uma escola para formar guerreiros como definem os informantes. A pesquisa que deu origem e substanciou esta dissertação foi realizada entre outubro de 2002 a maio de 2004
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9890
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

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