Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9890
Comparte esta pagina
Título : | Reunindo as forças do Ororubá: a escola no projeto de sociedade do povo Xukuru |
Autor : | Eneida Cavalcante, Heloisa |
Palabras clave : | Ororubá; Xukuru; Escola no projeto |
Fecha de publicación : | 2004 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | Eneida Cavalcante, Heloisa; Salete Barbosa Cavalcanti, Josefa. Reunindo as forças do Ororubá: a escola no projeto de sociedade do povo Xukuru. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. |
Resumen : | Esta dissertação tem como objeto de estudo a relação entre a escola e o projeto de sociedade dos Xukuru, povo indígena localizado no agreste pernambucano. Especialmente, trata de compreender o papel da escola na construção desse projeto, analisando como esta instituição vem contribuindo para o fortalecimento dessa sociedade. Categorias como educação escolar, etnicidade e sociedade, relacionadas entre si, foram de relevância fundamental para a abordagem dos processos sociais vivenciados por esse povo. Situações como reelaboração e invenção da tradição indígena foram analisadas com base em dados obtidos em métodos e técnicas da pesquisa qualitativa. Os elementos da etnografia, como o registro e a interpretação das práticas cotidianas e da legislação que orientam as escolas indígenas, foram contemplados na coleta e na interpretação dos dados. Foram utilizados questionários, observação direta e entrevistas com professores/as, alunos/as e lideranças indígenas. O trabalho de campo identificou como a mobilização Xukuru na construção de uma sociedade segundo seus valores implica, entre outras ações, a construção de uma escola que pedagogize esses valores, suas crenças, seus saberes, sua cosmovisão, enfim uma escola que esteja a serviço da sociedade. Tais elementos tornam explícito o ideal de uma escola para formar guerreiros como definem os informantes. A pesquisa que deu origem e substanciou esta dissertação foi realizada entre outubro de 2002 a maio de 2004 |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9890 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo9383_1.pdf | 6,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons