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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9890
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Título: | Reunindo as forças do Ororubá: a escola no projeto de sociedade do povo Xukuru |
Autor(es): | Eneida Cavalcante, Heloisa |
Palavras-chave: | Ororubá; Xukuru; Escola no projeto |
Data do documento: | 2004 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Eneida Cavalcante, Heloisa; Salete Barbosa Cavalcanti, Josefa. Reunindo as forças do Ororubá: a escola no projeto de sociedade do povo Xukuru. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. |
Abstract: | Esta dissertação tem como objeto de estudo a relação entre a escola e o projeto de sociedade dos Xukuru, povo indígena localizado no agreste pernambucano. Especialmente, trata de compreender o papel da escola na construção desse projeto, analisando como esta instituição vem contribuindo para o fortalecimento dessa sociedade. Categorias como educação escolar, etnicidade e sociedade, relacionadas entre si, foram de relevância fundamental para a abordagem dos processos sociais vivenciados por esse povo. Situações como reelaboração e invenção da tradição indígena foram analisadas com base em dados obtidos em métodos e técnicas da pesquisa qualitativa. Os elementos da etnografia, como o registro e a interpretação das práticas cotidianas e da legislação que orientam as escolas indígenas, foram contemplados na coleta e na interpretação dos dados. Foram utilizados questionários, observação direta e entrevistas com professores/as, alunos/as e lideranças indígenas. O trabalho de campo identificou como a mobilização Xukuru na construção de uma sociedade segundo seus valores implica, entre outras ações, a construção de uma escola que pedagogize esses valores, suas crenças, seus saberes, sua cosmovisão, enfim uma escola que esteja a serviço da sociedade. Tais elementos tornam explícito o ideal de uma escola para formar guerreiros como definem os informantes. A pesquisa que deu origem e substanciou esta dissertação foi realizada entre outubro de 2002 a maio de 2004 |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9890 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
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