Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9552
Share on
Title: | A Categoria de Totalidade e o Serviço Social : Subsídios teóricos para uma aproximação ao processo de implementação das Diretrizes Curriculares |
Authors: | Murillo Anunciação de Souza, Jamerson |
Keywords: | Categoria de Totalidade; Serviço Social; Diretrizes Curriculares |
Issue Date: | 31-Jan-2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Murillo Anunciação de Souza, Jamerson; Santana do Amaral, Ângela. A Categoria de Totalidade e o Serviço Social : Subsídios teóricos para uma aproximação ao processo de implementação das Diretrizes Curriculares. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
Abstract: | A categoria de totalidade tem sido, desde a década de 1980, um dos pilares de sustentação teórica e metodológica do Serviço Social. Nosso estudo se debruça sobre a construção da categoria de totalidade no pensamento de Marx, Lukács e Mészáros e sobre sua penetração na implementação das Diretrizes Curriculares nas Instituições de Ensino Superior que oferecem a graduação em Serviço Social na região Nordeste do Brasil. Encaminhamos a discussão a partir da concepção formulada pelos clássicos no sentido de firmar o horizonte teórico mais preciso possível. Na seqüência, dedicamos atenção à pesquisa-avaliativa da implementação das Diretrizes Curriculares, realizada pela ABEPSS em 2006, particularmente ao texto de autoria de Cardoso. Por último, cotejamos os questionários enviados pelas instituições citadas, focando as emendas e bibliografias conectadas ao Núcleo de Fundamentos Teórico-Metodológicos do Serviço Social |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9552 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Serviço Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo3784_1.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License