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Título: A Categoria de Totalidade e o Serviço Social : Subsídios teóricos para uma aproximação ao processo de implementação das Diretrizes Curriculares
Autor(es): Murillo Anunciação de Souza, Jamerson
Palavras-chave: Categoria de Totalidade; Serviço Social; Diretrizes Curriculares
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Murillo Anunciação de Souza, Jamerson; Santana do Amaral, Ângela. A Categoria de Totalidade e o Serviço Social : Subsídios teóricos para uma aproximação ao processo de implementação das Diretrizes Curriculares. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: A categoria de totalidade tem sido, desde a década de 1980, um dos pilares de sustentação teórica e metodológica do Serviço Social. Nosso estudo se debruça sobre a construção da categoria de totalidade no pensamento de Marx, Lukács e Mészáros e sobre sua penetração na implementação das Diretrizes Curriculares nas Instituições de Ensino Superior que oferecem a graduação em Serviço Social na região Nordeste do Brasil. Encaminhamos a discussão a partir da concepção formulada pelos clássicos no sentido de firmar o horizonte teórico mais preciso possível. Na seqüência, dedicamos atenção à pesquisa-avaliativa da implementação das Diretrizes Curriculares, realizada pela ABEPSS em 2006, particularmente ao texto de autoria de Cardoso. Por último, cotejamos os questionários enviados pelas instituições citadas, focando as emendas e bibliografias conectadas ao Núcleo de Fundamentos Teórico-Metodológicos do Serviço Social
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9552
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Serviço Social

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