Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9552
Title: A Categoria de Totalidade e o Serviço Social : Subsídios teóricos para uma aproximação ao processo de implementação das Diretrizes Curriculares
Authors: Murillo Anunciação de Souza, Jamerson
Keywords: Categoria de Totalidade;Serviço Social;Diretrizes Curriculares
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Murillo Anunciação de Souza, Jamerson; Santana do Amaral, Ângela. A Categoria de Totalidade e o Serviço Social : Subsídios teóricos para uma aproximação ao processo de implementação das Diretrizes Curriculares. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: A categoria de totalidade tem sido, desde a década de 1980, um dos pilares de sustentação teórica e metodológica do Serviço Social. Nosso estudo se debruça sobre a construção da categoria de totalidade no pensamento de Marx, Lukács e Mészáros e sobre sua penetração na implementação das Diretrizes Curriculares nas Instituições de Ensino Superior que oferecem a graduação em Serviço Social na região Nordeste do Brasil. Encaminhamos a discussão a partir da concepção formulada pelos clássicos no sentido de firmar o horizonte teórico mais preciso possível. Na seqüência, dedicamos atenção à pesquisa-avaliativa da implementação das Diretrizes Curriculares, realizada pela ABEPSS em 2006, particularmente ao texto de autoria de Cardoso. Por último, cotejamos os questionários enviados pelas instituições citadas, focando as emendas e bibliografias conectadas ao Núcleo de Fundamentos Teórico-Metodológicos do Serviço Social
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9552
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3784_1.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.