Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9552
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santana do Amaral, Ângela | pt_BR |
dc.contributor.author | Murillo Anunciação de Souza, Jamerson | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:15:04Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T23:15:04Z | - |
dc.date.issued | 2009-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Murillo Anunciação de Souza, Jamerson; Santana do Amaral, Ângela. A Categoria de Totalidade e o Serviço Social : Subsídios teóricos para uma aproximação ao processo de implementação das Diretrizes Curriculares. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9552 | - |
dc.description.abstract | A categoria de totalidade tem sido, desde a década de 1980, um dos pilares de sustentação teórica e metodológica do Serviço Social. Nosso estudo se debruça sobre a construção da categoria de totalidade no pensamento de Marx, Lukács e Mészáros e sobre sua penetração na implementação das Diretrizes Curriculares nas Instituições de Ensino Superior que oferecem a graduação em Serviço Social na região Nordeste do Brasil. Encaminhamos a discussão a partir da concepção formulada pelos clássicos no sentido de firmar o horizonte teórico mais preciso possível. Na seqüência, dedicamos atenção à pesquisa-avaliativa da implementação das Diretrizes Curriculares, realizada pela ABEPSS em 2006, particularmente ao texto de autoria de Cardoso. Por último, cotejamos os questionários enviados pelas instituições citadas, focando as emendas e bibliografias conectadas ao Núcleo de Fundamentos Teórico-Metodológicos do Serviço Social | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Categoria de Totalidade | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes Curriculares | pt_BR |
dc.title | A Categoria de Totalidade e o Serviço Social : Subsídios teóricos para uma aproximação ao processo de implementação das Diretrizes Curriculares | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Serviço Social |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo3784_1.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons