Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8979
Título: Netrolitíase idiopática: fatores dietéticos de risco e estudo comparativo entre adultos litiásicos e normais
Autor(es): Cunha Mendonça de Oliveira, Eliane
Palavras-chave: Dietéticosfatores de risco; Estudo comparativo; Nefrolitiase
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cunha Mendonça de Oliveira, Eliane; Regueira Teodósio, Marta. Netrolitíase idiopática: fatores dietéticos de risco e estudo comparativo entre adultos litiásicos e normais. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Esta tese foi realizada segundo recomendação adotada recentemente pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição sendo composta pela revisão da literatura acerca da doença LITÍASE RENAL e a elaboração de 03 (três) artigos para publicação: o primeiro, intitulado Nutrientes, Líquidos e Fibras na Formação de Cálculos Renais, já publicado na Revista Brasileira de Nutrição Clínica, vol. 18, nº 3, Julho-Setembro 2003, onde foram apresentados todos os fatores dietéticos considerados de risco e suas ações na origem dos cálculos renais. O segundo, Hipercalciúria Idiopática Relato de Caso, já enviado à Revista Nutrição Brasil para publicação, onde se discutiu um caso clínico com diagnóstico confirmado de Hipercalciúria Renal e Hiperuricosúria pelo Serviço Médico do Projeto Multicêntrico de Litíase MULTILIT, enfoca os procedimentos médicos e nutricionais nas alterações metabólicas, como também, o seguimento e resultados da intervenção utilizada. E finalmente, o terceiro, de caráter experimental, intitulado Fatores Dietéticos de Risco Presentes na Dieta de Indivíduos Litiásicos e Normais, cujo objetivo foi analisar os teores de nutrientes consumidos por pacientes e indivíduos saudáveis e identificar possíveis desvios capazes de contribuírem para as alterações metabólicas que favorecem a litogênese. Constitui um estudo comparativo entre indivíduos doentes (litiásicos) e normais, para identificar o papel dos fatores nutricionais, especialmente da proteína de origem animal, purina, cálcio e carboidratos refinados diretamente associados à formação de cálculos e presentes no consumo alimentar dos dois grupos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8979
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Nutrição

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8775_1.pdf654,85 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.