Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/781

Comparte esta pagina

Título : A construção da confiança na relação entre consultores organizacionais e clientes : uma compreensão baseada no conhecimento da vida cotidiana e na prática reflexiva
Autor : Márcia Batista Almeida, Ana
Palabras clave : Prática reflexiva de consultores; Mundo intersubjetivo; Papéis sociais; Confiança pessoal
Fecha de publicación : 2007
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Márcia Batista Almeida, Ana; Gilson Gomes Feitosa, Marcos. A construção da confiança na relação entre consultores organizacionais e clientes : uma compreensão baseada no conhecimento da vida cotidiana e na prática reflexiva. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumen : Esta dissertação tem como objetivo investigar os aspectos inerentes à construção da confiança, enquanto processo sócio-cognitivo e numa perspectiva diacrônica, apontados por consultores organizacionais e clientes nos seus relacionamentos. Neste estudo, a perspectiva teórica que apóia a interpretação da confiança é a abordagem sócio-construcionista, que entende o conhecimento enquanto construção social, sendo mediado pela linguagem durante as interações. Os estudos de Berger e Luckmann (2005) sobre o conhecimento da vida cotidiana e os estudos de Schön (1983), Argyris e Schön (1974) sobre as teorias que orientam as ações deliberadas dos sujeitos, no contexto de uma prática profissional reflexiva, são elucidativas para o alcance dos objetivos propostos. A pesquisa teve um caráter qualitativo e a estratégia metodológica adotada foi a pesquisa de campo, realizada junto a consultores e clientes na Região Metropolitana de Recife, em que se procurou identificar situações presentes em fases anteriores, durante e posteriores ao relacionamento, que influenciassem na construção da confiança. Concluiu-se que a confiança vincula-se ao exercício de papéis sociais e tem um caráter evolutivo, estando relacionada, inicialmente, aos atributos tipificados institucionalmente. Numa fase posterior, a confiança se apresenta à medida que, na interação social, as ações dos atores são ressignificadas em uma prática reflexiva, notadamente adotada pelo consultor, mas que também provoca o cliente a se rever a partir dessa experiência compartilhada
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/781
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo1149_1.pdf1,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons