Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/781

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGilson Gomes Feitosa, Marcos pt_BR
dc.contributor.authorMárcia Batista Almeida, Anapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:05:24Z-
dc.date.available2014-06-12T15:05:24Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationMárcia Batista Almeida, Ana; Gilson Gomes Feitosa, Marcos. A construção da confiança na relação entre consultores organizacionais e clientes : uma compreensão baseada no conhecimento da vida cotidiana e na prática reflexiva. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/781-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo investigar os aspectos inerentes à construção da confiança, enquanto processo sócio-cognitivo e numa perspectiva diacrônica, apontados por consultores organizacionais e clientes nos seus relacionamentos. Neste estudo, a perspectiva teórica que apóia a interpretação da confiança é a abordagem sócio-construcionista, que entende o conhecimento enquanto construção social, sendo mediado pela linguagem durante as interações. Os estudos de Berger e Luckmann (2005) sobre o conhecimento da vida cotidiana e os estudos de Schön (1983), Argyris e Schön (1974) sobre as teorias que orientam as ações deliberadas dos sujeitos, no contexto de uma prática profissional reflexiva, são elucidativas para o alcance dos objetivos propostos. A pesquisa teve um caráter qualitativo e a estratégia metodológica adotada foi a pesquisa de campo, realizada junto a consultores e clientes na Região Metropolitana de Recife, em que se procurou identificar situações presentes em fases anteriores, durante e posteriores ao relacionamento, que influenciassem na construção da confiança. Concluiu-se que a confiança vincula-se ao exercício de papéis sociais e tem um caráter evolutivo, estando relacionada, inicialmente, aos atributos tipificados institucionalmente. Numa fase posterior, a confiança se apresenta à medida que, na interação social, as ações dos atores são ressignificadas em uma prática reflexiva, notadamente adotada pelo consultor, mas que também provoca o cliente a se rever a partir dessa experiência compartilhadapt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática reflexiva de consultorespt_BR
dc.subjectMundo intersubjetivopt_BR
dc.subjectPapéis sociaispt_BR
dc.subjectConfiança pessoalpt_BR
dc.titleA construção da confiança na relação entre consultores organizacionais e clientes : uma compreensão baseada no conhecimento da vida cotidiana e na prática reflexivapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1149_1.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons