Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7210

Comparte esta pagina

Título : A mediação aluno-aluno na revisão de artigo de opinião
Autor : das Neves Cabral de Barros, Rilda
Palabras clave : Zona de desenvolvimento proximal; Mediação; Interação; Escrita; Reescrita.
Fecha de publicación : 2003
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : das Neves Cabral de Barros, Rilda; Padilha Peixoto Pinto, Abuêndia. A mediação aluno-aluno na revisão de artigo de opinião. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumen : Fundamentado numa abordagem sociointeracionista, este trabalho de investigação científica propõe-se a examinar a mediação entre alunos com o objetivo de verificar a correção conjunta na reescrita de um artigo de opinião a partir das observações feitas por um colega numa situação de construção textual. O corpus desta pesquisa compõe-se de duas oficinas e 28 textos produzidos por alunos de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas da Faculdade de Olinda FOCCA. Dentre os resultados da análise, destacamos: 1. os alunos não têm o hábito de revisar os seus textos por não terem sido devidamente preparados e incentivados pela escola; 2. ao corrigirem os seus textos ou o do colega, não sabem o que devem corrigir e quando o fazem não são pontuais, são vagos na sua correção, fazendo comentários soltos; 3. apesar da vagueza dos comentários nas correções, constatamos que essa atividade de colaboração ajuda o aluno tornando-o autônomo e melhorando o seu desempenho na tarefa da escrita; 4. a correção conjunta proporciona, ainda, uma clareza maior dos elementos de elaboração do texto, haja vista as observações feitas entre eles. Os resultados revelam que o processo interativo é uma atividade baseada na mediação, que funciona na Zona de Desenvolvimento Proximal favorecendo a aprendizagem
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7210
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Linguística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo2471_1.pdf1,7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons