Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7210
Compartilhe esta página
| Título: | A mediação aluno-aluno na revisão de artigo de opinião |
| Autor(es): | das Neves Cabral de Barros, Rilda |
| Palavras-chave: | Zona de desenvolvimento proximal; Mediação; Interação; Escrita; Reescrita. |
| Data do documento: | 2003 |
| Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
| Citação: | das Neves Cabral de Barros, Rilda; Padilha Peixoto Pinto, Abuêndia. A mediação aluno-aluno na revisão de artigo de opinião. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. |
| Abstract: | Fundamentado numa abordagem sociointeracionista, este trabalho de investigação científica propõe-se a examinar a mediação entre alunos com o objetivo de verificar a correção conjunta na reescrita de um artigo de opinião a partir das observações feitas por um colega numa situação de construção textual. O corpus desta pesquisa compõe-se de duas oficinas e 28 textos produzidos por alunos de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas da Faculdade de Olinda FOCCA. Dentre os resultados da análise, destacamos: 1. os alunos não têm o hábito de revisar os seus textos por não terem sido devidamente preparados e incentivados pela escola; 2. ao corrigirem os seus textos ou o do colega, não sabem o que devem corrigir e quando o fazem não são pontuais, são vagos na sua correção, fazendo comentários soltos; 3. apesar da vagueza dos comentários nas correções, constatamos que essa atividade de colaboração ajuda o aluno tornando-o autônomo e melhorando o seu desempenho na tarefa da escrita; 4. a correção conjunta proporciona, ainda, uma clareza maior dos elementos de elaboração do texto, haja vista as observações feitas entre eles. Os resultados revelam que o processo interativo é uma atividade baseada na mediação, que funciona na Zona de Desenvolvimento Proximal favorecendo a aprendizagem |
| URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7210 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivo2471_1.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

