Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7210

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPadilha Peixoto Pinto, Abuêndia pt_BR
dc.contributor.authordas Neves Cabral de Barros, Rildapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:30:01Z-
dc.date.available2014-06-12T18:30:01Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.citationdas Neves Cabral de Barros, Rilda; Padilha Peixoto Pinto, Abuêndia. A mediação aluno-aluno na revisão de artigo de opinião. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7210-
dc.description.abstractFundamentado numa abordagem sociointeracionista, este trabalho de investigação científica propõe-se a examinar a mediação entre alunos com o objetivo de verificar a correção conjunta na reescrita de um artigo de opinião a partir das observações feitas por um colega numa situação de construção textual. O corpus desta pesquisa compõe-se de duas oficinas e 28 textos produzidos por alunos de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas da Faculdade de Olinda FOCCA. Dentre os resultados da análise, destacamos: 1. os alunos não têm o hábito de revisar os seus textos por não terem sido devidamente preparados e incentivados pela escola; 2. ao corrigirem os seus textos ou o do colega, não sabem o que devem corrigir e quando o fazem não são pontuais, são vagos na sua correção, fazendo comentários soltos; 3. apesar da vagueza dos comentários nas correções, constatamos que essa atividade de colaboração ajuda o aluno tornando-o autônomo e melhorando o seu desempenho na tarefa da escrita; 4. a correção conjunta proporciona, ainda, uma clareza maior dos elementos de elaboração do texto, haja vista as observações feitas entre eles. Os resultados revelam que o processo interativo é uma atividade baseada na mediação, que funciona na Zona de Desenvolvimento Proximal favorecendo a aprendizagempt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade de Pernambucopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectZona de desenvolvimento proximalpt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectReescrita.pt_BR
dc.titleA mediação aluno-aluno na revisão de artigo de opiniãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2471_1.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons