Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7210
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Padilha Peixoto Pinto, Abuêndia | pt_BR |
| dc.contributor.author | das Neves Cabral de Barros, Rilda | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:30:01Z | - |
| dc.date.available | 2014-06-12T18:30:01Z | - |
| dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | das Neves Cabral de Barros, Rilda; Padilha Peixoto Pinto, Abuêndia. A mediação aluno-aluno na revisão de artigo de opinião. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7210 | - |
| dc.description.abstract | Fundamentado numa abordagem sociointeracionista, este trabalho de investigação científica propõe-se a examinar a mediação entre alunos com o objetivo de verificar a correção conjunta na reescrita de um artigo de opinião a partir das observações feitas por um colega numa situação de construção textual. O corpus desta pesquisa compõe-se de duas oficinas e 28 textos produzidos por alunos de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas da Faculdade de Olinda FOCCA. Dentre os resultados da análise, destacamos: 1. os alunos não têm o hábito de revisar os seus textos por não terem sido devidamente preparados e incentivados pela escola; 2. ao corrigirem os seus textos ou o do colega, não sabem o que devem corrigir e quando o fazem não são pontuais, são vagos na sua correção, fazendo comentários soltos; 3. apesar da vagueza dos comentários nas correções, constatamos que essa atividade de colaboração ajuda o aluno tornando-o autônomo e melhorando o seu desempenho na tarefa da escrita; 4. a correção conjunta proporciona, ainda, uma clareza maior dos elementos de elaboração do texto, haja vista as observações feitas entre eles. Os resultados revelam que o processo interativo é uma atividade baseada na mediação, que funciona na Zona de Desenvolvimento Proximal favorecendo a aprendizagem | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Universidade de Pernambuco | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Zona de desenvolvimento proximal | pt_BR |
| dc.subject | Mediação | pt_BR |
| dc.subject | Interação | pt_BR |
| dc.subject | Escrita | pt_BR |
| dc.subject | Reescrita. | pt_BR |
| dc.title | A mediação aluno-aluno na revisão de artigo de opinião | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivo2471_1.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

