Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67764

Compartilhe esta página

Título: As memórias das vítimas da escravidão na Segunda Década Internacional de Afrodescendentes (2025-2034)
Título(s) alternativo(s): The memories of the victims of slavery in The Second International Decada of Afro-Descendants (2025-2034)
Autor(es): VIEIRA, Ana Cristina
Palavras-chave: Direitos humanos; Memória; Narrativas escravas; Organizações das Nações Unidas (ONU); Década Internacional de Afrodescentes
Abstract: O tema deste artigo é a memória das vítimas da escravidão e do tráfico transatlântico de escravizados. O trabalho apresenta as principais autobiografias das pessoas ex-escravizadas que conquistaram a liberdade no período deste tráfico. A pesquisa tem dois objetivos, o primeiro é apresentar as memórias das pessoas ex-escravizadas pelo tráfico para relembrar suas trajetórias de vida, o segundo é apontar a importância dessas memórias na Educação em Direitos Humanos. Os resultados da pesquisa revelam que as narrativas autobiográficas das pessoas ex-escravizadas foram organizadas em um gênero histórico e literário, chamado de Slave Narratives, as Narrativas escravas também conhecidas como as Narrativas da liberdade. As considerações finais apontam as Narrativas escravas fundamentais para o estudo na Educação em Direitos humanos para contribuir na desconstrução das práticas racistas, das difamações, dos assédios e das violências morais, psicológicas e sexuais, ainda reproduzidas no cotidiano contra as pessoas negras. Considerando a Segunda Década Internacional de Afrodescendentes (2025-2034), a recuperação e o estudo das Narrativas da liberdade podem orientar as práticas da educação antirracista e as políticas públicas de reparação histórica. Assim propõe-se que as futuras pesquisas articulem essas memórias com estratégias pedagógicas em escolas e universidades, de modo a consolidar uma educação em Direitos humanos pautada na justiça racial e na valorização das ancestralidades afrodescendentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67764
ISBN: ISBN 9786561352116
Aparece nas coleções:Livros e Capítulos de livros (SIB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Direitos Humanos em crise e resistência.pdf59.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons