Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67202

Compartilhe esta página

Título: Os fundamentos da autonomia do Banco Central do Brasil: Uma análise da Lei Complementar Nº 179/2021 à luz das atribuições funcionais da entidade
Autor(es): VALOIS, Bernardo de Oliveira
Palavras-chave: Autonomia; Banco Central; Constitucionalidade; Política Monetária
Data do documento: 1-Dez-2025
Citação: VALOIS, Bernardo de Oliveira. Os fundamentos da autonomia do Banco Central do Brasil: uma análise da Lei Complementar Nº 179/2021 à luz das atribuições funcionais da entidade. 2025. Monografia (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Desde fevereiro de 2021, o Banco Central do Brasil - entidade responsável por desempenhar atribuições relacionadas à garantia da estabilidade de preços, à supervisão do Sistema Financeiro Nacional e à emissão de dinheiro, além de servir como banco dos bancos e do governo - teve sua autonomia amplificada com a promulgação da Lei Complementar nº 179/2021. Nos termos desse diploma legislativo, entre outras disposições, os dirigentes da instituição passam a ter mandatos fixos e estáveis, cujos períodos de duração deixam de coincidir com o do mandato do Presidente da República. Esse novo regime normativo, além de melhor se aproximar aos das autoridades monetárias das principais economias americanas e europeias, está de acordo com a Constituição Federal, no entendimento do STF; e favorece a eficácia do combate à inflação, segundo a teoria macroeconômica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67202
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Bernardo Valois.pdf760.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons