Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66667

Compartilhe esta página

Título: Do papel ao BIT: uma avaliação sobre implementação da política pública de preservação digital no Poder Judiciário brasileiro
Autor(es): REZENDE, Ricardo Hermes Linhares
Palavras-chave: Preservação Digital; Poder Judiciário; Políticas Públicas; Gestão Documental; Gestão da Memória
Data do documento: 25-Set-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: REZENDE, Ricardo Hermes Linhares. Do Papel ao BIT: uma avaliação sobre implementação da política pública de preservação digital no Poder Judiciário brasileiro. 2025. Dissertação (Mestrado em Politicas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo avaliar a implementação da política pública de preservação digital no Poder Judiciário brasileiro. Adotou-se metodologia mista, com predominância quantitativa, por meio de questionário aplicado aos 92 tribunais nacionais, obtendo-se 70 respostas válidas (76%), o que assegura índice de confiança de 90% e margem de erro de 4,8%. O exame quantitativo foi complementado por análise documental qualitativa. Os resultados indicam que, embora existam normativos estruturantes, como a Resolução nº 324/2020 do Conselho Nacional de Justiça, a política investigada permanece fragmentada e incipiente. Identificaram-se assimetrias significativas entre os ramos da Justiça, lacunas normativas, baixa interoperabilidade entre sistemas e reduzida implantação de Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos e de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis. As limitações do estudo incluem a não incorporação da dimensão orçamentária e de estudos de caso qualitativos aprofundados. Como produtos técnicos, foram desenvolvidos um painel em Business Intelligence, que consolida os dados e apoia a tomada de decisão, e um sumário executivo, voltado à síntese e à difusão dos principais achados. O trabalho contribui para a ampliação do debate sobre a política pública de preservação digital ao oferecer evidências inéditas sobre sua implementação no Judiciário e insumos relevantes para gestores, formuladores de políticas e pesquisadores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66667
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ricardo Hermes Linhares Rezende.pdf7,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons