Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66606
Compartilhe esta página
Título: | Skilling It: plataforma de tradução de experiências em perfil de habilidades |
Autor(es): | LUCENA, Gustavo Silvino Lima de |
Palavras-chave: | Habilidades; Currículo; Estudantes; Visualização de Dados; Produto Digital; Futuro do trabalho |
Data do documento: | 7-Ago-2025 |
Citação: | LUCENA, Gustavo Silvino Lima de. Skilling It: plataforma de tradução de experiências em perfil de habilidades. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design – Bacharelado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Transformações nas formas de trabalho, impulsionadas por avanços tecnológicos e mudanças nas dinâmicas do mercado, têm fortalecido uma abordagem baseada em habilidades (skills-first ) como alternativa aos modelos tradicionais de alocação interna, recrutamento e avaliação curricular. Nesse cenário, torna-se essencial que estudantes e pessoas em início de carreira estejam conectadas a esse novo paradigma, com autonomia para compreender e comunicar suas competências. Partindo desse contexto, o trabalho adotou o modelo Double Diamond como metodologia projetual, que guiou etapas de imersão junto a estudantes e recrutadores para a ideação e desenvolvimento de um produto digital orientado à dados. A solução projetada permite que estudantes e egressos estruturem seus perfis com base em habilidades, extraídas automaticamente de experiências inseridas na plataforma, obtendo clareza e insights sobre suas competências e maior proximidade com o mercado. O projeto demonstra como o design pode atuar como ferramenta estratégica para a construção de soluções alinhadas às demandas contemporâneas do trabalho. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66606 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Gustavo Silvino Lima de Lucena.pdf | 19,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons