Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66606

Compartilhe esta página

Título: Skilling It: plataforma de tradução de experiências em perfil de habilidades
Autor(es): LUCENA, Gustavo Silvino Lima de
Palavras-chave: Habilidades; Currículo; Estudantes; Visualização de Dados; Produto Digital; Futuro do trabalho
Data do documento: 7-Ago-2025
Citação: LUCENA, Gustavo Silvino Lima de. Skilling It: plataforma de tradução de experiências em perfil de habilidades. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design – Bacharelado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Transformações nas formas de trabalho, impulsionadas por avanços tecnológicos e mudanças nas dinâmicas do mercado, têm fortalecido uma abordagem baseada em habilidades (skills-first ) como alternativa aos modelos tradicionais de alocação interna, recrutamento e avaliação curricular. Nesse cenário, torna-se essencial que estudantes e pessoas em início de carreira estejam conectadas a esse novo paradigma, com autonomia para compreender e comunicar suas competências. Partindo desse contexto, o trabalho adotou o modelo Double Diamond como metodologia projetual, que guiou etapas de imersão junto a estudantes e recrutadores para a ideação e desenvolvimento de um produto digital orientado à dados. A solução projetada permite que estudantes e egressos estruturem seus perfis com base em habilidades, extraídas automaticamente de experiências inseridas na plataforma, obtendo clareza e insights sobre suas competências e maior proximidade com o mercado. O projeto demonstra como o design pode atuar como ferramenta estratégica para a construção de soluções alinhadas às demandas contemporâneas do trabalho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66606
Aparece nas coleções:(TCC) - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gustavo Silvino Lima de Lucena.pdf19,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons