Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66606
Share on
Title: | Skilling It: plataforma de tradução de experiências em perfil de habilidades |
Authors: | LUCENA, Gustavo Silvino Lima de |
Keywords: | Habilidades; Currículo; Estudantes; Visualização de Dados; Produto Digital; Futuro do trabalho |
Issue Date: | 7-Aug-2025 |
Citation: | LUCENA, Gustavo Silvino Lima de. Skilling It: plataforma de tradução de experiências em perfil de habilidades. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design – Bacharelado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Transformações nas formas de trabalho, impulsionadas por avanços tecnológicos e mudanças nas dinâmicas do mercado, têm fortalecido uma abordagem baseada em habilidades (skills-first ) como alternativa aos modelos tradicionais de alocação interna, recrutamento e avaliação curricular. Nesse cenário, torna-se essencial que estudantes e pessoas em início de carreira estejam conectadas a esse novo paradigma, com autonomia para compreender e comunicar suas competências. Partindo desse contexto, o trabalho adotou o modelo Double Diamond como metodologia projetual, que guiou etapas de imersão junto a estudantes e recrutadores para a ideação e desenvolvimento de um produto digital orientado à dados. A solução projetada permite que estudantes e egressos estruturem seus perfis com base em habilidades, extraídas automaticamente de experiências inseridas na plataforma, obtendo clareza e insights sobre suas competências e maior proximidade com o mercado. O projeto demonstra como o design pode atuar como ferramenta estratégica para a construção de soluções alinhadas às demandas contemporâneas do trabalho. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66606 |
Appears in Collections: | (TCC) - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Gustavo Silvino Lima de Lucena.pdf | 19,66 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License