Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66606

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLINS, Guilherme Ranoya Seixas-
dc.contributor.authorLUCENA, Gustavo Silvino Lima de-
dc.date.accessioned2025-10-17T17:02:09Z-
dc.date.available2025-10-17T17:02:09Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.date.submitted2025-10-17-
dc.identifier.citationLUCENA, Gustavo Silvino Lima de. Skilling It: plataforma de tradução de experiências em perfil de habilidades. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design – Bacharelado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66606-
dc.description.abstractTransformações nas formas de trabalho, impulsionadas por avanços tecnológicos e mudanças nas dinâmicas do mercado, têm fortalecido uma abordagem baseada em habilidades (skills-first ) como alternativa aos modelos tradicionais de alocação interna, recrutamento e avaliação curricular. Nesse cenário, torna-se essencial que estudantes e pessoas em início de carreira estejam conectadas a esse novo paradigma, com autonomia para compreender e comunicar suas competências. Partindo desse contexto, o trabalho adotou o modelo Double Diamond como metodologia projetual, que guiou etapas de imersão junto a estudantes e recrutadores para a ideação e desenvolvimento de um produto digital orientado à dados. A solução projetada permite que estudantes e egressos estruturem seus perfis com base em habilidades, extraídas automaticamente de experiências inseridas na plataforma, obtendo clareza e insights sobre suas competências e maior proximidade com o mercado. O projeto demonstra como o design pode atuar como ferramenta estratégica para a construção de soluções alinhadas às demandas contemporâneas do trabalho.pt_BR
dc.format.extent104p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectVisualização de Dadospt_BR
dc.subjectProduto Digitalpt_BR
dc.subjectFuturo do trabalhopt_BR
dc.titleSkilling It: plataforma de tradução de experiências em perfil de habilidadespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8983976510436564pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1249288637916190pt_BR
dc.description.abstractxTransformations in the world of work, driven by technological advances and shifts in market dynamics, have strengthened a skills-first approach as an alternative to traditional models of internal mobility, recruitment, and curriculum-based evaluation. In this context, it becomes essential that students and early-career professionals are connected to this new paradigm, with autonomy to understand and communicate their competencies. Based on this scenario, the project adopted the Double Diamond model as its design methodology, which guided the immersion stages with students and recruiters for the ideation and development of a data-driven digital product. The proposed solution enables students and recent graduates to structure their profiles based on skills automatically extracted from experiences entered into the platform, gaining clarity and insights about their competencies and fostering greater alignment with the job market. The project demonstrates how design can act as a strategic tool in building solutions aligned with the contemporary demands of work.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DDesign) - Departamento de Designpt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gustavo Silvino Lima de Lucena.pdf19,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons