Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66537
Comparte esta pagina
Título : | O ensino de coesão e coerência com o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) |
Autor : | Silva, Georgia Benigna Correia da Viana, Zuila Christina de Moura |
Palabras clave : | tecnologias digitais; coesão; coerência; língua portuguesa; práticas pedagógicas; textual. |
Fecha de publicación : | 20-ago-2025 |
Citación : | SILVA, Georgia Benigna Correia da; VIANA, Zuila Christina de Moura. O ensino de coesão e coerência com o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). 2025. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Língua Portuguesa - EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | O presente trabalho de conclusão de curso propõe uma investigação sobre como o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) têm contribuído para o ensino de Língua Portuguesa, especialmente coesão e coerência. A metodologia utilizada foi investigação qualitativa, de natureza bibliográfica, voltada à análise e interpretação de produções acadêmicas dos últimos 15 anos que abordam o ensino de coesão e coerência textual por meio do uso de tecnologias digitais, no contexto do ensino de Língua Portuguesa. Foram analisados 13 produções acadêmicas (artigos e trabalhos de conclusão de curso) que promoveram reflexões sobre o tema em questão, sendo evidente que o uso das tecnologias digitais podem ampliar o aprendizado mas é necessário que haja formação docente habilitada, infraestrutura tecnológica com acesso a todos e práticas pedagógicas atualizadas com o contexto social dos alunos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66537 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Zuila Christina de Moura Viana e Georgia Benigna Correia da Silva.pdf | 637,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons