Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66537
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Rosângela Aparecida Ferreira | - |
dc.contributor.author | Silva, Georgia Benigna Correia da | - |
dc.contributor.author | Viana, Zuila Christina de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-14T19:36:03Z | - |
dc.date.available | 2025-10-14T19:36:03Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-20 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Georgia Benigna Correia da; VIANA, Zuila Christina de Moura. O ensino de coesão e coerência com o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). 2025. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Língua Portuguesa - EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66537 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso propõe uma investigação sobre como o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) têm contribuído para o ensino de Língua Portuguesa, especialmente coesão e coerência. A metodologia utilizada foi investigação qualitativa, de natureza bibliográfica, voltada à análise e interpretação de produções acadêmicas dos últimos 15 anos que abordam o ensino de coesão e coerência textual por meio do uso de tecnologias digitais, no contexto do ensino de Língua Portuguesa. Foram analisados 13 produções acadêmicas (artigos e trabalhos de conclusão de curso) que promoveram reflexões sobre o tema em questão, sendo evidente que o uso das tecnologias digitais podem ampliar o aprendizado mas é necessário que haja formação docente habilitada, infraestrutura tecnológica com acesso a todos e práticas pedagógicas atualizadas com o contexto social dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 36 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | tecnologias digitais; coesão; coerência; língua portuguesa; práticas pedagógicas; textual. | pt_BR |
dc.title | O ensino de coesão e coerência com o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6053649534373927 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português a Distância | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Zuila Christina de Moura Viana e Georgia Benigna Correia da Silva.pdf | 637,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons