Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66537
Share on
Title: | O ensino de coesão e coerência com o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) |
Authors: | Silva, Georgia Benigna Correia da Viana, Zuila Christina de Moura |
Keywords: | tecnologias digitais; coesão; coerência; língua portuguesa; práticas pedagógicas; textual. |
Issue Date: | 20-Aug-2025 |
Citation: | SILVA, Georgia Benigna Correia da; VIANA, Zuila Christina de Moura. O ensino de coesão e coerência com o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). 2025. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Língua Portuguesa - EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho de conclusão de curso propõe uma investigação sobre como o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) têm contribuído para o ensino de Língua Portuguesa, especialmente coesão e coerência. A metodologia utilizada foi investigação qualitativa, de natureza bibliográfica, voltada à análise e interpretação de produções acadêmicas dos últimos 15 anos que abordam o ensino de coesão e coerência textual por meio do uso de tecnologias digitais, no contexto do ensino de Língua Portuguesa. Foram analisados 13 produções acadêmicas (artigos e trabalhos de conclusão de curso) que promoveram reflexões sobre o tema em questão, sendo evidente que o uso das tecnologias digitais podem ampliar o aprendizado mas é necessário que haja formação docente habilitada, infraestrutura tecnológica com acesso a todos e práticas pedagógicas atualizadas com o contexto social dos alunos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66537 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Zuila Christina de Moura Viana e Georgia Benigna Correia da Silva.pdf | 637,65 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License